O capitulo de 2 Pedro 3, o apostolo explica sobre os últimos dias para aqueles que acham a volta de Jesus Cristo demorada e até nem virá acontecer.
O apóstolo Pedro adverte que o tempo de Deus não é como o nosso tempo. Ele funciona de maneira diferente e a exorta a viver em fidelidade para com o Senhor. Pois, ele jamais deixou de cumprir as suas promessas.
Nesta carta, Pedro dá descrições sobre o que acontecerá na segunda volta de Cristo. E para isso ele nos motiva a perseverar com paciência até o fim, pois a nossa eterna salvação esta perto.
2 Pedro 3 estudo: Esboço Bíblico
-
2 Pedro 3:1-13: A vinda do Senhor e o seu significado
-
2 Pedro 3:14-18: O Cristão deve esperar o Senhor, viver vida reta, estudar as escrituras e crescer em Cristo
Legendas do artigo:
Letras Vermelha: Texto da Bíblia
Letras pretas: Meus comentários.
A vinda do Senhor e o seu significado (2 Pedro 3:1-13)
1 Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida,
Comentário: Pedro fala “segunda epístola que vos escrevo”. A primeira carta refere-se a 1 Pedro. Esta carta foi enviada a vários tipos de leitores que viviam regiões diferentes (1 Pedro 1:1).
E o que parece a segunda carta de Pedro foi direcionada a uma só igreja ou conjunto de igrejas próximas em uma condição que Pedro conhecia muito bem.
Nas duas cartas Pedro procurou despertar o ânimo sincero dos destinatários da epístola para o perigo que representava os falsos lideres que se afirmavam cristãos.
2 para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos,
Comentário: O único modo que os leitores da carta identificar as heresias dos falsos lideres era comparando com os ensinos dos santos profetas e apóstolos. Pedro já tinha dito para eles que as palavras de homens inspirado pelo Espirito Santo era a palavra de Deus, por isso, totalmente confiável.
O mandamento que que Pedro se refere é o mandamento que o Senhor Jesus os deixou que era amar uns aos outros (João 13:34-35). Esse novo mandamento dado por Jesus os apostolo proclamaram nas suas cartas. O amor limpo, puro e sem desejos sexuais ilícitos (1 Timóteo 1:5).
3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões
Comentário: A volta de Cristo é o desejo do Cristão que buscar viver os valores da palavra do Senhor. Mas o apostolo Pedro alerta que nos últimos dias surgiram escarnecedores zombando sobre a segunda volta de Cristo. Pois esses falsos mestres vivam segundo suas paixões egoístas e carnais. Eles zombavam da inesperada demora da volta de Cristo e por isso, que já de antemão alertou a igreja do Senhor (2 Timóteo 3:1-5; Tiago 5:3; Judas 18).
Os últimos dias tratam-se do presente século (Hebreus 1:2).
4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Comentário: A base dos escarnecedores sobre a vinda de Cristo é que para eles nada tinha acontecido no passado. Fazia alusão aos seus pais, os patriarcas, como se tudo estivesse do jeito que estava. Eles eram cegos em seus delitos e pecados.
5 Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus,
6 pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água.
Comentário: Eles esqueceram de todas maravilhas e ações que Deus realizou na terra. De eventos da criação da terra e o dilúvio. Como na época de Noé em que muitos zombavam assim também agiam os falsos mestres. Esqueceram que pela palavra de Deus tudo foi criado e até os ímpios e pecadores para a destruição.
7 Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.
Comentário: A mesma palavra que destruí o mundo antigo através do dilúvio é também que perecerá a era atual através do fogo. No dia de juízo, os ímpios sofrerão a condenação, pois fizeram a escolha de viver sem Deus.
8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.
Comentário: O Senhor é fiel em suas promessas por mas que pareça que Ele demore. Ele é o dono do tempo e tem o controle de todas as coisas.
9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Comentário: Deus não retarda a sua vida porque é tardio, mas por causa da sua longanimidade, e para que o homem nãos se perca. A vontade de Deus é que todos venham ao arrependimento e creia que ele pode salva-los.
10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
Comentário: Não se sabe nem o dia e nem a hora em que o Senhor virá. O dia do Senhor se refere a eventos dos fins dos tempos (Daniel 9:24-27; 1 tessalonicenses 5:2; 2 Tessalonicenses 2:1-12) e a segunda volta de Cristo.
11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
Comentário: A palavra de Deus é para nos encorajar para viver uma nova conduta e fé. Devemos viver em busca dos valores eternos, não passageiros e carnais.
12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
Comentário: Nós aguardamos ansiosamente a promessa da vida de Cristo para que um dia com ele estar para sempre nos céus.
O Cristão deve esperar o Senhor, viver vida reta, estudar as escrituras e crescer em Cristo (2 Pedro 3:14-18)
14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,
Comentário: O apostolo Pedro faz um contraste entre os ímpios e justos. Para os ímpios o dia do Senhor será castigo e destruição. Mas para os santos estamos aguardando e apressando a vinda de Cristo com a expectativa de uma nova terra e um novo céu nos quais habita a justiça de Deus. Essa antecipação e esperança são a base de exortação para que sejamos santos e irrepreensíveis até a volta de Cristo.
15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,
16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
Comentário: Observe que Pedro reconhece os escritos do apostolo Paulo como as escrituras. Paulo fala da longanimidade do Senhor em relação aos fins dos tempos. E até ele (Pedro) tinha dificuldade de entender algumas coisas. E que os ignorantes deturpam ao seu bel prazer para levar a muitos a se desviar da verdade de Deus.
17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;
18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Comentário: Pedro os adverte para que cresçam da graça e no conhecimento de Cristo pois assim estais alertas e informados para não cair nos erros dos falsos mestres. E sempre dá gloria a Deus seja hoje e do grande dia do Senhor eternamente, amém.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Fonte bibliográfica:
Livro: O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento – Earl D. Radmacher, H. Wayne House, Ronald Allen
Leia também:
Sobre o Autor
5 Comentários
Muito bom irmão, Deus y.
Parabens mano..continue firme. PAZ.
Obrigado nobre irmão!
Muito bom, irmão!
Que Deus continue abençoando sua vida.
Gostei muito das explicações, edificaram bastante os meus conhecimentos, uma bênção, Deus te abençoe sempre.A paz do Senhor Jesus Cristo.