2 Tessalonicenses 3 estudo: A importância do trabalho

A carta 2 tessalonicenses 3, o apóstolo Paulo pede pela oração dos irmãos para que a palavra de Deus seja propagada e glorificada assim com os irmãos de Tessalônica viviam a verdade do evangelho de Cristo.

Paulo pedia que Deus o livrasse dos homens maus que perseguia a pregação da palavra e as igrejas. Era comum nessa carta de tessalonicenses, o apóstolo orar a Deus pela guarda do seu povo.

Apela para que os irmãos permaneçam no amor de Deus e na constância da obra de Cristo.

Paulo dá importância do valor do trabalho. Alguns estavam no meio da igreja e não queria trabalhar  esperando a volta de Cristo. E o apóstolo exorta a realizar o trabalho honesto. E ele mesmo dar o exemplo de como trabalhava com esforço e fadiga sem ser pesado a ninguém.

Ele termina pedindo que os irmãos façam sempre o bem. E saúda com as bençãos de Deus sobre a vida deles.

2 Tessalonicenses 3 estudo: Esboço

  1. Paulo pede as orações dos Tessalonicenses
  2. Exortação à prática de vários deveres cristãos pessoais, sociais e coletivos
  3. A saudação final e a bênção

Paulo pede as orações dos Tessalonicenses (2 Tessalonicenses 3:1-5)

1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós;

2 e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.

Comentário: O apóstolo Paulo ora por eles, mas também pede oração a eles em favor do avanço da pregação do evangelho e pelo livramento de oposição de homens maus que perseguem a oba de Cristo.

3 Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.

Comentário: Deus sempre guarda aquele nele confia. Podemos passar por tribulações e perseguições, mas a confiança em Deus não pode ser abalada.

 

4 Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las.

Comentário: Paulo confiava nos irmão pois via o seu cumprimento das ordenanças de Cristo.

5 Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

Comentário: É no coração que Deus quer atuar para uma renovação espiritual. Somente renovados pelo Espirito de Deus todos podemos ser constante a abundantes da missão de Cristo. Dedicados no amor de Deus, pois Ele nos amou primeiro dando seu filho unigênito para nos salvar.

Exortação à prática de vários deveres cristãos pessoais, sociais e coletivos (2 Tessalonicenses 3:6-16)

6 Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes;

Comentário: Paulo é incisivo em falar para que os irmãos se afastem daqueles que vive em desobediência aos princípios de Cristo.

7 pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós,

8 nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;

Comentário: Haviam pessoas que de algum modo não queria trabalhar e o apóstolo Paulo exorta sobre a importância do trabalho e como ele dava o exemplo não sendo peso para a igreja. Mas se dedicando todos os dias com esforço e fadiga.

 

9 não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.

Comentário: Paulo queria dar o exemplo, mesmo sendo ministro de Cristo e líder da igreja teria direito a receber algo por seu sustento. Preferiu trabalhar para seu sustento e nãos ser chamado de ganancioso para que mensagem do evangelho seja propagada.

10 Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

Comentário: O apóstolo Paulo é veemente para aqueles que não querem trabalhar, mas querem sentar na mesa e desfrutar do suor de quem trabalhou com esforço. Paulo ordenar que também não coma. Pois estes tinham condição de trabalhar e não fazia.

11 Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia.

Comentário: Tinha pessoas ali em Tessalônica ociosas. E com isso  cuidava da vida alheia trazendo peso e divisão na igreja. Ociosidade abre espaço na mente para o pecado. Essas pessoas viviam incoerente com  os ensinos dos apóstolos.

12 A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.

Comentário: Paulo exorta no Senhor Jesus Cristo, que vivam dignamente do suor do seu trabalho.

13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

Comentário: O apóstolo pede que os demais irmãos não desanimem com aqueles que não se dedicam, mas para eles  persistirem em fazer o bem e que fazendo glorifiquem a Deus pro tudo.

14 Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.

Comentário: O irmão trabalhadores de Tessalônica não deveria se associar aos que não obedecem as ordenanças enviadas pelo apóstolo Paulo.

15 Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

Comentário: Paulo pede que se afaste dos desobedientes, mas não os tratais como inimigos. Mas que os adverte com amor para que eles possam se arrepender de seus atos.

16 Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.

Comentário: Paulo evoca a Paz do Senhor e que ela seja arbitro em todas circunstancias que os Tessalonicenses estavam vivendo.

A saudação final e a bênção (2 Tessalonicenses 3:17-18)

17 A saudação é de próprio punho: Paulo. Este é o sinal em cada epístola; assim é que eu assino.

Comentário: Esta carta Paulo confirma para eles que foi escrita com suas próprias mãos. Pois o apóstolo suspeita que foi enviada para os tessalonicenses uma carta falsa em seu nome (2 Tessalonicenses 2:2).

18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.

Comentário: Somente a graça de Jesus Cristo é consolo e a segurança para todos nós.

Fonte: Bíblia sagrada

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito boa a explanação das cartas Tessalonicenses 2.Deus o todo poderoso continue a te dar irmão sabedoria pra nos estudarmos com simplicidade e clareza a palavra de Deus.

plugins premium WordPress