O apóstolo João dá saudações a Gaio, um filho na fé, e escrevia para ajuda-lo a resolver certas questões que acontecia na igreja.
João começa desejando a Gaio prosperidade, saúde e que tudo vá bem. Ou seja, o cristianismo visa o bem estar em todas as áreas da vida de uma pessoa e não penas a parte espiritual.
O apostolo fica alegre como Gaio tem andado na verdade. E como o testemunho dele tem repercutido, porque acolhia os irmãos com amor.
Ao contrário, era Diótrefes que falava mal dos apóstolos e não queria recebe-los na igreja.
João procura resolver através da autoridade de Jesus Cristo.
Outro irmão fiel e que o apóstolo faz elogio ao seu comportamento é Demétrio. Pois recebia os irmãos e fortalecia o corpo de cristo de maneira piedosa.
Esboço 3 João estudo 1:1-15
- Prefácio e Saudação (3 João 1:1-4)
- O bom exemplo de Gaio (3 João 1:5-8)
- Diótrefes, o ambicioso. Demétrio, fiel cristão (3 João 1:9-12)
- Informações finais: Saudações (3 João 1:13-15)
Prefácio e Saudação (3 João 1:1-4)
1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.
Comentário: O remetente da carta, João não menciona seu nome nem seu apostolado. João se autodenomina presbítero. A palavra presbítero tinha significado de idoso, um líder com idade mais avançada.
Gaio era um nome comum romano. Esse Gaio que João escreve pertencia a igreja da Ásia menor. Não se sabe se este Gaio é o mesmo de Derbe (Atos 20:4), da Macedônia (Atos 19:29) ou de Corinto (1 Corintios 1:14, Romanos 16:23).
O apóstolo João o amava no amor de Cristo.
2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
Comentário: O apostólo faz voto pela prosperidade e saúde de Gaio. Não se sabe a condição financeira e de saúde dele. Mas João ora para que em todas as áreas da sua vida vá bem como é sua vida espiritual.
3 Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade.
Comentário: João esta alegre pela presença dos irmão e como deram testemunho sobre Gaio. Como ele tem andado na verdade. Verdade esta que são às escrituras transmitidas por intermédio dos apóstolos e profetas.
4 Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.
Comentário: A expressão filhos significa aqueles que ele levou a conversão em Cristo Jesus. Filhos gerados na fé. A andar na verdade significa viver segundo a palavra de Deus, a revelação da sua verdade.
O bom exemplo de Gaio (3 João 1:5-8)
5 Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros,
Comentário: Gaio apoiava todos sem exceção, até quem era de fora da igreja local. Dessa forma ele fazia como estivesse fazendo para o Senhor. E isso refletia a sua fidelidade com Deus.
6 os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus;
Comentário: Os outros irmãos testemunhavam da liderança de Gaio e de sua dedicação em servir a igreja.
7 pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios.
Comentário: Os gentios referem-se aos descrentes e não os cristão gentios. Pois a maioria dos convertidos a Cristo eram gentios e não de judeus.
Veja também:
8 Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.
Comentário: O que importava era o amor acolhedor que Gaio recebia os irmãos. Tornamos cooperadores de Cristo quando dedicamos na obra de cristo para ajudarmos uns aos outros, independe de denominação. Acolher nas sua necessidades materiais e espirituais.
Diótrefes, o ambicioso. Demétrio, fiel cristão (3 João 1:9-12)
9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida.
Comentário: João diz, “escrevi”. Possivelmente outra carta que foi extraviada por Diótrefes que exercia o controle sobre a igreja para suas ambições pessoais. Diotrefes não recebia com hospitalidade os missionários e aqueles que os daria acolhida.
10 Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja.
Comentário: O apóstolo João pretendia ir até lá para repreender Diótrefes e seu mau comportamento, com a sua autoridade apostólica tomar as devidas providências.
11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.
Comentário: Jesus andou por essa terra fazendo o bem, curando e libertando as pessoas. E todo aquele que conhece a Cristo deve viver uma vida pautada pelo bem. E é isso que temos visto de Deus. Devemos olhar para Cristo, o autor e consumador na nossa fé (Hebreus 12:2-3).
12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.
Comentário: Outro exemplo de caráter Cristão era Demétrio. E Gaio e a igreja deveria tê-lo como exemplo. Todos davam testemunho sobre ele, pois andava na verdade do evangelho de Jesus Cristo.
Informações finais. Saudações (3 João 1:13-15)
13 Muitas coisas tinha que te escrever; todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena,
14 pois, em breve, espero ver-te. Então, conversaremos de viva voz.
15 A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.
Comentário: Finalizando a carta, o apóstolo João diz que em breve irá ver e estar com Gaio e ministrar da parte de Deus para o crescimento espiritual da igreja. Despede com a saudação de paz.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Sobre o Autor
1 Comentário
Glória a Deus pela sua vida, meu irmão Isaías! Seu estudo foi de grande valia para mim…. curto e objetivo! Que Deus continue te abençoando sempre! Graça e paz!