Homem mais velho da bíblia (E outros 9 também)

Quem foi o homem mais velho da bíblia? Ele viveu no período de Gênesis bíblia sagrada e era avô de Noé.

No inicio da terra era comum às pessoas terem idades muito avançada. Era um período de multiplicação e dispersão dos povos pela terra.

Você vai conhecer este homem que viveu por quase mil anos e era um servo do Senhor.

Quem foi o homem mais velho da bíblia e onde se encontra essa passagem?

O homem mais velho da bíblia foi Matusalém. Segundo Gênesis 5:27, Matusalém teria vivido 969 anos.

A bíblia menciona a idade bem avançada de muitos personagens que viveram antes do dilúvio no tempo de Noé.

 
O primeiro homem chamado de Adão teria vivido 930 anos segundo a bíblia sagrada, no livro de Gênesis 5:5.  Porém o que podemos observar que após o dilúvio de Noé, à idade das pessoas começaram a reduzir.

A bíblia relata que à medida que o ser humano começa a afastar-se de Deus se entregando ao pecado e idolatria, a brevidade da sua começa acontecer.

Vários textos bíblicos deixa claro que a longevidade é um dom que Deus dá ao homem que vive segundo a sua vontade (Jó 36:11, Provérbios 3:2 e 16:1). Uma vida longa está relacionada ao cumprimento dos mandamentos do Senhor. Deus concede energia física (Deuteronômio 34:7, Josué 14:10, Salmos 92:15).

Entretanto, para aqueles que vivem em desobediência aos princípios do Senhor antes mesmo da velhice recebe a punição do Senhor (1 Samuel 2:31-32).

Muitos dizem e levantam hipóteses para alta longevidade dos povos no período de Gênesis com era por causa da falta de poluição e a comida mais saudável do que temos hoje. Fala-se também sobre a contagem dos anos que é diferente como é contada atualmente.

Todas essas hipóteses contribuem com uma maior taxa de sobrevida. Mas o homem é responsável por isso ao não cuidar da natureza e os alimentos que o próprio Deus deu para que ele possa viver com qualidade de vida.

Com relação à contagem dos anos mesmo que fosse contabilizado de formas diferentes naquela época e hoje, mas sempre existiram as quatro estações regulares para contagem dos anos.

 

Quem foi Matusalém?

Conforme relatado acima neste artigo conforme a bíblia, Matusalém foi o homem que mais viveu na terra com novecentos e sessenta e nove anos de vida. Ele era filho de Enoque e foi avô de Noé.

Matusalém foi um homem temente a Deus e viveu próximo da época do dilúvio. Ele tinha cento e oitenta e sete anos quando seu filho Lameque nasceu. Depois disso Matusalém viveu mais setecentos e oitenta e dois anos e também foi pai de outros filhos e filhas e morreu com 969 anos de idade.

Lameque filho de Matusalém foi pai quando tinha a idade de 182 anos de Noé. Disse Lameque: “O senhor Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós”.  E depois dessas palavras viveu mais 595 anos, teve mais filhos e filhas e morreu com Setecentos e setenta e sete (777) anos de vida.

Enoque e Matusalém

Enoque e Matusalém foram personagens interessantes e importantes na bíblia sagrada.

Enoque teve sua importância no contexto bíblico por duas razões. A primeira que bíblia diz que Enoque andou com Deus (Hebreus 11:05) e foi contado com os heróis da fé. E o segundo é que ele foi transladado (ou arrebatado) quando tinha 365 anos de idade. Somente vão poder ser comparado a Enoque aqueles que estarão vivos quando Jesus Cristo voltar, pois serão arrebatados antes da tribulação.

O significado do nome de Enoque é professor. A sua comunhão com Deus o fez ser transladado, pois o Senhor o levou para si. Viveu e andou com Deus por 365 anos e foi de pai de muitos filhos e filhas.

O significado do nome de Matusalém é o “homem do dardo”. Nos dias de Matusalém foi profetizado que depois da sua morte viria acontecer o diluvio. Ele foi muito importante nos planos de Deus, pois carregou a verdade da justiça de Deus depois da morte do seu pai Enoque.

Matusalém durante cento e vinte anos viu a arca sendo preparada e com dedicação realizou o seu trabalho dado por Deus e morreu antes que acontecesse o diluvio.

Idades das pessoas do Antigo Testamento

O que podemos notar ao estudar o livro de Gênesis sobre a genealogias dos homens eram suas idades avançadas e inimagináveis para nós atualmente. Eram comuns naquele tempo as pessoas viverem por quase mil anos.

A pergunta que se fazem é porque existiam estas elevadíssimas idades e porque hoje já não existem mais?

A bíblia não afirma o motivo por que as pessoas viviam tantos anos como é o caso de  Matusalém com seus incríveis 969 anos de vida (Gênesis 5:27).

A bíblia dá alguns indícios de para essa longevidade de vida dessas pessoas. Primeiro que nos tempos iniciais da civilização humana a ordem dada por Deus era para que povoem toda a terra (Gênesis 1:28). Consequentemente é bastante clara a intenção do Senhor dando aos povos uma vida muito longa para que possibilitasse a multiplicação muito rápida dos povos.

A outra razão era manter intactos os acontecimentos que depois foi registrado por Moisés, pois não ainda não existia a escrita nos momentos inicias de Gênesis. As informações eram passadas de boca em boca pelas pessoas mais velhas.

Altas idades propiciaram para que Adão vivesse até muito próximo do nascimento de Noé (Gênesis 5:2-32). Pois ele conseguiu manter a narrativa dos acontecimentos do inicio do mundo e viveu a história para testifica-la e passa-la aos seus descendentes cortando mentiras ou acréscimos que poderia fazer sobre os reais acontecimentos.

E a surgiu outras duvidas e perguntas: Por que os homens, algum tempo depois, passaram a viver por menos tempo?

Segundo alguns estudiosos da bíblia a razão da redução da idade está explicada em Gênesis 6:3. A hipótese é que Deus falou sobre o período entre o anuncio do dilúvio e acontecimento do dilúvio.

Deus cumpriu seu propósito até aquele momento deixando que os homens vivessem por muitos anos e após atingi-lo ele passou a diminuir a idade do ser humano como constatado no livro de Salmos 90:10. O salmista mostra que as elevadas idades no período de Gênesis já não são a realidade da época que ele vivia.

10 personagens que mais viveram na bíblia

Conheça os dez personagens bíblicos que mais viveram aqui na terra.

1-Matusalém

Viveu 969 anos de vida (Gênesis 5:27).

2- Jarede

Jarede foi pai de Enoque. Ele viveu 962 anos, o segundo que mais viveu na bíblia (Gênesis 5:20).

3- Noé

Noé viveu 950 anos de idade (Gênesis 9:29).

4- Adão

Adão viveu 930 anos de idade (Gênesis 5:5).

5- sete

Sete viveu 912 anos de idade (Gênesis 5:8).

6- Cainã

Cainã viveu 910 anos de idade (Gênesis 5:14).

7- Enos

Enos viveu 905 anos de idade (Gênesis 5:11).

8- Maalalel

Maalalel viveu 895 anos de idade (Gênesis 5:17).

9- Lamaque

Lamaque viveu 777 anos de idade (Gênesis 5:31).

10- Sem

Sem viveu 600 anos de idade (Gênesis 11:11).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

 

Leia também:

Menor Livro da Bíblia e perguntas sobre o Cânon Sagrado

Quem juntou os livros da bíblia

Bíblia Sagrada: Curiosidades e o maior capítulo da Bíblia

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


plugins premium WordPress