Você sabe de homens e mulheres que teve seus olhos ungidos para viver o sobrenatural de Deus nas suas vidas?
Não olhemos com os olhos carnais pois esses perecem e julgam sem saber. Mas olhos ungidos de Deus ver e crer para salvação e vida eterna.
Nesse texto você vai ver como homens e mulheres com seus olhos ungidos puderam transforma a vida de muitas pessoas.
Ele tinha lábios impuros e sem olhos ungidos você não o escolheria
A bíblia não relata o tipo de impureza dos lábios do profeta Isaias (Is 6:05). Mas podemos tirar alguns exemplos de comportamento que presenciamos no nosso dia a dia.
Sabe aquele parente, vizinho ou amigo que a cada cinco palavras ditas, duas são um palavrão. E aquele que fala mal de todo mundo, mentiroso e sempre esta falando coisas obscenas.
São pessoas que particularmente evitamos e não gostamos de conversar com elas, pois suas palavras não são agradáveis. Entretanto, não quer dizer que elas não possam alcançar a salvação.
Em primeiro lugar devemos orar por essas pessoas.
Isaias foi transformado, pois reconheceu que precisava de mudança. Mas antes viu o Senhor e teve um encontro com ele.
Então para conversar com tais pessoas precisamos conduzir a conversa e não deixar se dominados por elas. Ore e peça a Deus, estude e aproveite a oportunidade de evangelizar cada pessoa.
Comece sendo exemplo para os que estão de fora. E Conheça profundamente a palavra de Deus. Dê bom testemunho para não ser envergonhado.
Em situações de conflito e eles apontarem o defeito de algum irmão contorne o assunto usando um texto bíblico. E se ela apontar sobre você fale do seu arrependimento e perdão. Principalmente algo antes de você conhecer o evangelho.
Traga a sua memória a lembrança de como o grande profeta se tornou. E ele serve de inspiração quando sentimos desanimados em orar e evangelizar pelas pessoas.
Peça a Deus olhos ungidos e ouvidos também e muito amor para alcançar os perdidos para o Senhor.
Sem olhos ungidos você não confiaria na prostituta Raabe
Imagine você homem de Deus em uma situação de perigo como um tiroteio e precisa se esconder dentro de uma casa de um a prostituta. E ela promete proteger e tirar você e seus amigos dali. Com seus olhos naturais com certeza você sentirá uma dúvida. E como explicar isso para sua esposa e dar um testemunho na igreja depois?
Mas algo semelhante aconteceu com os espias de Israel que Josué enviou para conhecer Jericó. E a casa onde eles se esconderam foi na casa de Raabe ( a prostituta) e também dormiram lá.
Era um lugar estratégico para não levantar suspeita porém um lugar inadequado para os homens de Deus.
Raabe não tinha má intenção com eles e só queria ajuda-los. Pois a casa dela ficava em cima da muralha de Jericó. Possivelmente tivesse certa facilidade para tira-los dali.
Aconteceu que Raabe era mais convertida do que o povo de Israel. Ela acreditou mais do que os dez espias enviados. E exemplos deles levaram toda uma nação a também não acreditar que era possível possuir aquela terra.
Precisamos de mais crente com essa fé.
Raabe animou aqueles homens dizendo que todo o povo estava com medo deles. Ela arriscou a própria vida para escondê-los. E a sua convicção foi tão grande que fez um acordo com os espias para receber proteção quando eles invadissem a cidade.
Ela creu e foi justificada por causa da sua atitude com o povo de Deus.
A bíblia não diz o porquê dela se tornar uma prostituta. Mas pela sua fé foi salva ela e sua família. E passou a viver com os israelitas casando se com Salmom que foi mãe de Boaz e bisavó do rei Davi entrando para genealogia de Jesus Cristo.
Peça a Deus que lhe de olhos ungidos para pregar e salvar vidas.
Lembrado a obra restauradora que aconteceu na vida de Raabe.
Pedro negou Jesus e a sua miopia espiritual poderia condená-lo
Pensa naquele crente que vai a todos cultos e anda sempre com o pastor mas é encrenqueiro e só sabe resolver as coisas com própria força do seu braço.
Assim era Pedro. Ele era pavio curto, inconstante e alguns momento até negou a sua fé. Era corajoso. O único humano que andou sobre as aguas além de Jesus. Nesse episodio demonstrou seu impulso de fé, mas não resistiu às limitações ao olhar para o mar começou a afundar.
Quando prenderam Jesus tentou defende-lo e os guardar o reconhecendo como um dos seguidores de Cristo teve medo e o negou.
Assim também é aquele crente super fervoroso, mas inconstante na caminhada. Alguns meses são benção, mas quando acontece alguma coisa ele some e mesmo arrependido tem vergonha de voltar.
O pastor vai visita-lo com toda paciência e amor. Aconselha para trazê-lo de volta. Mas tem outros cristãos que ficam revoltados achando que é perca de tempo com ele.
Mas pastor que tem olhos ungidos sabe que toda alma é preciosa para Cristo.
Até Pedro que andou três anos com o Senhor lhe faltou uma verdadeira experiência com Deus lhe faltava a compreensão do reino de Cristo não era desse mundo.
Para quem não tem olhos ungidos um perseguidor de cristãos deveria morrer
“Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” (Atos 8:3)
Um homem muito perigoso na época cristã era chamado Saulo. Se fosse no dia de hoje você correria dele.
Saulo conhecia profundamente a Torá, a lei judaica. Ele perseguia, prendia e matava cristãos. Também estava presente e consentia no apedrejamento de Estevão, servo do Senhor.
O que poderia mudar este homem?
Mas um encontro com Deus aconteceu e sua conversão e mudança foi tanta que até ganhou um novo nome. Agora chamado de Paulo. Apostolo aos gentios.
Nesse encontro Saulo ficou cego para ter seus olhos ungidos. E jesus preparou um irmão chamado Ananias para encontra Saulo. Ananias temeu mas obedeceu e foi ao encontro de Saulo e orou por ele (Atos 9:10-18).
No inicio todos ainda tinham medo de Paulo, pois achavam que poderia ser uma armação para prendê-los e matá-los.
Uma comparação, pensa na conversão de mulçumano radical membro do estado islâmico ou al qaeda a conversão de Saulo era equivalente a isso.
Agora Paulo com visão transformada ele precisava congregar com os irmãos e ser recebido com amor. E de perseguidor passa a ser perseguido. Mas nunca deixou de pregar por causa da perseguição.
Deus sabia exatamente que estava convocando para seu exército. Ele precisava de alguém que olhasse para a prostituta, traficante, mendigo e visse neles uma alma que precisava de Jesus.
Alguém que pudesse anda pelo império romano com ousadia e coragem para levar a palavra de salvação aos cativos e oprimidos. Pregar para o analfabeto e para também para juiz.
Ainda existem vasos escolhidos para anunciar a sua palavra em lugares que nem imaginamos. Por esse motivo ao invés de julgar precisamos orar e pregar.
Tipos de Unção
Era uma pratica no antigo testamento encontrarmos a utilização de óleo para ungir objetos.
Era a forma de consagrar objetos de culto a Deus (Êxodo 29:36-37). Objetos ungidos tornavam santo ao serviço do Senhor.
Também havia a unção de pessoas. O evangelista John Wesley diz: entre os judeus a unção era cerimonia pelo qual os profetas, sacerdotes e reis eram iniciados em seus ofícios.
Os reis eram ungidos como libertadores para o povo de Israel e para governar sobre o eles como seu pastor (I Samuel 9:16).
Os sacerdotes eram ungidos de modo a consagra-los e reconhece-los como pessoas separadas para servir através do sacerdócio (Êxodo 40:13-15).
Também a unção dos profetas era um ato profético (Isaias 61:1-3).
Os produtos utilizados para à unção
O azeite era símbolo de alegria, saúde e qualificação de uma pessoa a serviço do Senhor (Salmos 92:10).
O Unguento era uma mistura de gordura com perfumes especiais que davam características muito desejáveis. Utilizado para ungir os pés dos hospedes pois simbolizava alegria da chegada de um visitante desejando boas vindas.
Óleos curativos usavam-se por causa do poder curativo e para amolecer feridas e purifica-las (Isaias 1:6, Lucas 10:34).
Existia também o unguento fúnebre utilizado na preparação do corpo para sepultamento fazendo parte do processo de embalsamento (Mateus 26:12 e Lucas 23:55-56).
Modo como era aplicado a unção
O derramamento na cabeça indicava que o homem havia sido separado para determinada atividade a serviço do Senhor (Salmos 23:5 e Eclesiaste 9:8).
No rosto a unção tinha objetivo de hidratação e proteção das forças da natureza (Salmos 104:15). E nos pés esta relacionado ao ato receptivo digno de alegria com bem-vindo ao hospede (lucas 7:38).
E sobre as feridas utilizado como medicamento (II Reis 20:5-7).
A prática da unção dos Apóstolos do Senhor Jesus
No evangelho de Marcos os apóstolos expulsavam demônios e cura milagrosa e muitos enfermos eram acompanhados da unção com óleo (Marcos 6:7, 12-13).
Em Tiago 5:14-16 a orientação doutrinaria eram que os doentes sejam ungidos com óleo pelo presbítero no nome do Senhor e a oração da fé levantará o enfermo e perdoará seus pecados.
Tanto Marcos como Tiago a unção com óleo estava relacionada a unção de Deus e não aos poderes curativos e medicinais do óleo.
O uso da Unção na história da igreja
Vários relatos também sobre a unção com óleo foi dada por alguns pais da igreja no século antigo
Orígenes, pai da igreja, comenta o texto de Tiago 5:14 que trata apenas na questão de perdão de pecados e não menciona o uso do óleo.
Agostinho menciona o uso do óleo uma vez escrito sobre o milagre.
Tertuliano foi curado pela imposição com óleo pelo cristão Prócolo.
Crisóstomo dizia que o óleo para ungir os doentes deveria ser retirado das lâmpadas que iluminavam o templo. Uma pratica ainda hoje utilizada na igreja grega.
Sobre o Autor
0 Comentários