O texto de Habacuque 2, O senhor responde as dúvidas e inquietação do profeta apresentados em Habacuque 1.
A desobediência e o pecado do povo não seria jamais esquecido pelo Senhor. O tempo de resposta do Senhor vem sobre Judá e Israel.
Habacuque 2 estudo: Esboço Bíblico
· Habacuque 2:1-5: A Resposta do Senhor
· Habacuque 2:6-20: Cinco ais sobre os Caldeus
A Resposta do Senhor (Habacuque 2:1-5)
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
Comentário: O profeta Habacuque se colocava como uma sentinela, ao observar como as nações se comportavam e como seria a reação de Deus. Sua fé em Deus era convicta, pois esperava com ansiedade ouvir as respostas de Deus. A sua intimidade com Deus era ter a certeza que o Senhor iria o responder.
2 O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.
Comentário: A resposta do Senhor chegou a Habacuque como ele tanto desejava. Ordem do Senhor foi escreva em tabuas a visão. Era algo incomum a escrita da profecia, pois os profetas falavam a profecia.
Visão era uma referência ao próprio texto de Habacuque 1:1, a sentença do Senhor as nações. Deus pede que escreva a revelação para que os mensageiros lessem andando pela as cidades.
3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.
Comentário: O tempo determinado por Deus se cumpre segundo a sua vontade. Se tarda, espera nele, pois o desfecho do seu plano se cumprirá de acordo com seus propósitos. Cabe aos que creem no senhor, proclamar a sua revelação até que ela se cumpra.
Certamente se cumprirá, pois a garantia é próprio Deus.
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
Comentário: O soberbo é a personificação da babilônia. O arrogante confia na sua própria força, na sua posição social e suas companhias. Porém, o justo deposita a sua confiança no Senhor.
5 Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos.
Comentário: A palavra sepulcro é uma comparação com a morte, ambas, nunca estão satisfeita.
Todas as nações e povos deveriam ser reunidos em adoração ao Senhor (salmos 117:1). Mas foram tomados pelo apetite feroz da babilônia.
Cinco ais sobre os Caldeus (Habacuque 2:6-20)
6 Não levantarão, pois, todos estes contra ele um provérbio, um dito zombador? Dirão: Ai daquele que acumula o que não é seu (até quando?), e daquele que a si mesmo se carrega de penhores!
Comentário: A profecia de juízo era proclamada com duas ênfases: a declaração do mal feito e a outra, a notificação do juízo iminente de Deus contra o malfeitor.
A lei proíbe conceder empréstimos com objetivo de juros (Deuteronômio 23:19) e ate certo limite a prática da penhora(divida) para garantir um tratamento humano (Êxodo 22:26-27 e Deuteronômio 24:10-13).
7 Não se levantarão de repente os teus credores? E não despertarão os que te hão de abalar? Tu lhes servirás de despojo.
8 Visto como despojaste a muitas nações, todos os mais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens e da violência contra a terra, contra a cidade e contra todos os seus moradores.
Comentário: As consequência em que povo viva seria de repente cobrada como o credor cobra daquele que o deve. O profeta Habacuque via sangue de inocente e violência contra a terra, a contra a cidade e seus moradores. E outra nação (babilônia) os despojaria, assim como fizeram com outros povos.
9 Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr em lugar alto o seu ninho, a fim de livrar-se das garras do mal!
10 Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.
Comentário: A lei proibia o uso da extorsão e o abuso de poder, pois era bens adquirido de forma em pecado contra Deus e o próximo.
11 Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento.
Comentário: A estrutura da cidade israelita clamava por justiça e por toda a parte refletia a necessidade de corrigir os erros cometidos.
12 Ai daquele que edifica a cidade com sangue e a fundamenta com iniquidade!
Comentário: A profecia vai ao encontro dos lideres de Judá, que administram a cidade e o reino financiados com tratamento desumano e praticando a injustiça.
13 Não vem do Senhor dos Exércitos que as nações labutem para o fogo e os povos se fatiguem em vão?
Comentário: O senhor está no controle de tudo. Ele é o comandante dos exércitos dos céus.
14 Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Comentários: A glória do Senhor é manifestação do seu ser, sua grandiosidade, sua presença, seu poder. Pois o seu verdadeiro conhecimento de Deus será como do tamanho da água do mar que tudo abarca e envolve.
15 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!
Comentário: A condenação do Senhor é sobre aqueles que dão de beber por excitação das imoralidades humanas.
16 Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do Senhor, e ignomínia cairá sobre a tua glória.
17 Porque a violência contra o Líbano te cobrirá, e a destruição que fizeste dos animais ferozes te assombrará, por causa do sangue dos homens e da violência contra a terra, contra a cidade e contra todos os seus moradores.
Comentário: O reino de Deus é glorioso! O reino humano, representado pela soberba da babilônia, pois eram como incircuncisos, o povo que nunca seria parte do povo de Deus e nem merecedores da sua misericórdia.
O cálice da mão direita do Senhor significa a sua ira divina (Isaias 51:17,22 e apocalipse 14:10, 16:19).
18 Que aproveita o ídolo, visto que o seu artífice o esculpiu? E a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?
19 Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas, no seu interior, não há fôlego nenhum.
Comentário: A idolatria é o começo da enganação. Como mentira estimula ainda mais a enganação. Eles fazem ídolos para que possam confiar, mentindo para si mesmos. Ídolos que não podem ver, ouvir, nem falar e nem muito menos os socorrer no momento da calamidade.
20 O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
Comentário: O nosso Deus é soberano e santo, independe de que o adoramos. O Senhor olha as nações e suas praticas pecaminosas e os condena pelos seus atos.
Cala-se! É um chamado a refletir a terrível situação daqueles que caem nas mãos da ira de Deus.
Bíblia sagrada Habacuque 2:1-20
Sobre o Autor
1 Comentário
Boa tarde meu irmão a paz…
Ótimo resumo da palavra para nos que queremos aprender e entender mais quando lemos é algumas coisas não entendemos…muito Obgd deus u abençoi sempre é continue nos ajudando rs….