A carta de 2 João tem como tema principal o combate aos falsos mestres que estavam contaminando a igreja de Cristo. João adverte aos leitores sobre esses enganadores que se usam do evangelho para propagar falsos ensinos.
O apóstolo pede que os cristãos não pratique a hospitalidade com estes os falsos mestres, pois quem o faz esta cooperando com as suas más obras.
O apostolo esta alegre com os irmãos que andam na verdade e não se desviaram por doutrinas de enganadores que estavam propagando ensinamentos mentirosos.
João também pede que permaneçam no verdadeiro amor fraternal, amando uns aos outros.
O grande alerta que deixa para a igreja nos dias atuais é o cuidado que se deve ter com os falsos ensinos e os relacionamentos que desenvolvemos na nossa vida cristã e pessoal.
O distanciamento é necessário daqueles que ativamente promovem dissenções e falsos ensinos no meio do povo de Deus.
A carta aborta três temas: a verdade, o amor e os falsos lideres.
Essa carta nos ensina a termos uma fé saudável e relacionamentos construtivos para o crescimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo.
Esboço 2 João estudo 1:1-13
- 2 João 1:1-3 – Prefácio e Saudação
- 2 João 1:4-6 – O amor fraternal
- 2 João 1:7-11 – Os falsos ensinadores e como tratá-los
- 2 João 1:12-13 – Informações finais e saudações
Prefacio e Saudação (2 João 1:1-3)
1 O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
Comentário: A senhora eleita pode ser uma pessoa especifica ou uma igreja local, a descrição mais provável. João associa a verdade ao amor.
2 por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre,
Comentário: A verdade faz referencia a revelação de Deus, dos ensinamentos e mandamentos das escrituras. É na verdade de um amor mútuo que os irmãos devem permanecer e esse elo é o Espirito santo de Deus.
3 a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.
Comentário: A graça, a misericórdia e a paz de Deus e de Jesus Cristo é vivida realmente se vivermos em verdade e em amor fraternal. Essas bênçãos vêm dessa ligação perfeita entre o pai e o filho (divindade de Jesus).
O amor fraternal (2 João 1:4-6)
4 Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.
Comentário: Andar na verdade é ter um autêntico relacionamento com Deus baseado na sua palavra. E o apóstolo João esta alegre por saber como eles vivem da verdade de Cristo Jesus.
5 E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Comentário: O mandamento principal para aqueles que andam na verdade de Cristo é o amor a Deus e o amor ao próximo. Um amor fraternal sem fingimento.
6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.
Comentário: O amor é a essência dos mandamentos de Deus. Ele nos amou primeiro e entregou seu filho para nos salvar. Devemos andar nesse amor. E amar uns aos outros.
Os falsos ensinadores e como tratá-los (2 João 1:7-11)
7 Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo.
Comentário: Andar na verdade significa rejeitar os ensinamentos dos enganadores. E muitos deles estavam no meio da igreja querendo negar a humanidade de Cristo. Eram pensamentos agnósticos que o apostolo já combatia na sua primeira carta de 1 João.
8 Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.
Comentário: O cuidado com falsos lideres é uma proteção que o apostolo chama a atenção da igreja. Pois esses ensinamentos são contrários a verdade de Deus. E muitos podem perder a recompensa do Senhor do dia do Juízo. É necessário à meditação constante e aprofundada na palavra de Deus para não deixar ser enganado por mentiras e heresias que tentam desviar a igreja de Cristo.
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11)
Veja também:
9 Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.
Comentário: Os ensinamentos dos enganadores eram pensamentos agnósticos que tentavam invalidar a mensagem do verdadeiro evangelho. E aqueles que seguem esse ensino não tem Deus. Mas aquele que permanece na boa palavra de tem o pai e tem o filho.
10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.
11 Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.
Comentário: O apóstolo reafirmar os cuidados com os que se infiltram no corpo de Cristo para propagarem falsas doutrinas e heresias que contaminam a igreja. Ele pede para não ter contato e evita-los para não ser cúmplices de suas mentiras.
Informações finais e saudações (2 João 1:12-13)
12 Ainda tinha muitas coisas que vos escrever; não quis fazê-lo com papel e tinta, pois espero ir ter convosco, e conversaremos de viva voz, para que a nossa alegria seja completa.
13 Os filhos da tua irmã eleita te saúdam.
Comentário: O apóstolo João tinha muitas coisas para falar para edificação espiritual da igreja, mas não queria fazê-lo por meio da escrita. Ele iria presencialmente levar o ensino da verdadeira doutrina de Deus. Manda saudação para eles de outra igreja.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Sobre o Autor
2 Comentários
Parabéns e muito obrigado pela explicação muito bom
Que Deus lhe abençoe cada vez mais
Tá de parabéns 👏 muito boa a expressão da palavra de Deus