Naum 1 estudo: a profecia do Senhor contra  Nínive

O capítulo de Naum 1, o Senhor fala através do profeta Naum contra a cidade de Nínive. A sua altivez chegou aos olhos do Senhor e sua destruição não era tarde.

 

Naum 1 estudo: Esboço

  • Naum 1:1-15 – A ira e a misericórdia de Deus

A ira e a misericórdia de Deus (Naum 1:1-15)

1 Sentença contra Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita.

Comentário: A maioria dos profetas da bíblia traziam profecias contra Judá ou Israel. Porém, levantou-se Naum profetizando Juízo de Deus contra a cidade de Nínive que era a capital da Assíria.

2 O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma  vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos.

Comentário: As palavras do profeta Naum diz sobre a vingança do Senhor contra Nínive. Ele repete varias vezes as palavras com o objetivo de intensificar a mensagem que o Senhor quer passar aos ninivitas.

3 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Comentário: O senhor é tardio em irar-se demonstra a paciência que ele tem para com a humanidade lhes dando tempo para o arrependimento.  Mas também o Senhor demonstra a sua indignação e ira contra a desobediência do pecador. Ele é Deus e superior a todas as coisas.

4 Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha.

Comentário: Deus criou o céus e a terra e tudo que neles há. Tudo esta sobre o seu domínio e para a tempestade do mar e as águas e os rios correm segundo a sua vontade.

5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam.
6 Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas.

Comentário: O povo de Israel conhecia o Senhor e tinha presenciado toda glória e autoridade dele (Êxodo 19).  Furor, ira, cólera dão ênfase ao juízo de Deus sobre as ações pecaminosas do povo de Nínive.

7 O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.

Comentário: O Senhor é misericordioso com os justos e socorro para aqueles o busca no momento da adversidade. Ele conhece os que o entregam o seu coração.

8 Mas, com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas, perseguirá o Senhor os seus inimigos.

Comentário: As consequência virá sobre os Nínivitas: Inundação, acabará e trevas.  Essa é a profecia do Senhor contra os seus inimigos.

9 Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.
10 Porque, ainda que eles se entrelaçam como os espinhos e se saturam de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca.

Comentário: Loucos são os que se levantam contra Deus. Todos serão consumidos pela ira do Senhor. Quem era os ninivitas? O que eles pensavam do Senhor? Tolos e não sabiam quem era o verdadeiro Deus e não como seus ídolos.

11 De ti, Nínive, saiu um que maquina o mal contra o Senhor, um conselheiro vil.

Comentário: De Nínive só saia maldade e conselhos de belial. Termo severo para o nível de pecado que o povo de Nínive se encontrava.

 

12 Assim diz o Senhor: Por mais seguros que estejam e por mais numerosos que sejam, ainda assim serão exterminados e passarão; eu te afligi, mas não te afligirei mais.
13 Mas de sobre ti, Judá, quebrarei o jugo deles e romperei os teus laços.

Comentário: A promessa de livramento sobre seu povo se cumprirá. Deus livrara do jugo de seus inimigos (Isaias 9:4), pois serão exterminados e passarão. Os ninivitas se achavam seguros e em maior número. Entretanto a palavra do Senhor era de juízo contra os inimigos do seu povo.

14 Porém contra ti, Assíria, o Senhor deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil.

Comentário: Assíria era inimiga do povo de Israel. Deus destruiria o nome da Assíria representada pela sua capital Nínive e a sua imunda religião de idolatria.

15 Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.

Comentário: A mensagem transmite paz para Israel. Uma figura daquele que trouxe a paz que liberta a alma do pecado, Jesus Cristo.

Festeja Judá! A liberdade logo chegará.

Fonte:  Bíblia Sagrada

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


plugins premium WordPress