Mulheres da bíblia: Conheça a história de 26 grandes mulheres na bíblia

Você conhece as histórias de vida das grandes mulheres da bíblia?

Mulheres que foram figuras marcantes no enredo da história escrita por Deus.

Elas aparecem na narrativa bíblica em vários contextos diferentes exercendo diversas funções e atividades, atuando como instrumento do Senhor. Pois, desde a criação, da queda do homem, da redenção até o começo do cristianismo a história dessas mulheres salientou historias comuns, mas também momentos importantes na bíblia.

Você vai conhecer e aprender com vidas de mulheres que cometeram erros e acertos e para tudo isso tem um propósito de Deus para nossas vidas. Continue lendo e crescendo com exemplos dessas grandes mulheres.

Aprendendo com as mulheres da bíblia

As mulheres da bíblia possuíam qualidades e defeitos. Eram fortes, porém frágeis. Humildes e vitoriosas. Soberbas e fracassadas. Belas e virtuosas. Esforças e também delicadas.

Eram mulheres complexas, mas nos ensinam de forma simples bons e maus exemplos. A bíblia não aprova todos os comportamentos dessas mulheres que descreve. Mas deixa lições para aprendermos tirando bons ensinamentos dessas personagens femininas tanto quando aos acertos e também seus erros.

Tenha um Espirito de Devoção

Uma fé fervorosa, uma vida de piedade e coração contrito e moldador por Deus. São características de uma vida de adoração e devoção ao Senhor. Essas mulheres fizeram a diferença com uma conduta dedicada de amor e adoração a Deus.

Algumas dessas mulheres:

  • Ana,
  • Ester,
  • Abigail,
  • Maria mãe de Jesus
  • Maria de Betânia.

Hospitalidade e serviço

Aprendemos como mulheres que hospedaram profetas a serviço do Senhor. Outras contribuíram com o bem-estar de Cristo e serviram a igreja e aos apóstolos fundamentados em amor.

Algumas dessas mulheres na bíblia:

  • A Sunamita,
  • a mulher virtuosa,
  • a pecadora que lavou os pés de Jesus,
  • Febe,
  • Maria,
  • Priscila
  • e entre outras.

Aprenda a ouvir e obedecer à voz de Deus

Aprendemos também com mulheres que não deram bons exemplos. São lições para que você possa tirar um aprendizado para sua vida.

Umas dessas mulheres foram: Eva que deu ouvidos a serpente e não ao Senhor. E a mulher de Ló que olhou para trás quando a ordem do Senhor foi para que não olhasse para destruição de Sodoma e Gomorra ao Senhor ter misericórdias deles e providenciar o escape da destruição.

Aprenda a não se precipitar com a ansiedade

Algumas mulheres pela ansiedade tomaram decisões precipitadas ou se preocuparam com coisas menos importantes do que poderiam fazer.

O exemplo de Sara que sabendo da promessa de um filho a Abraão se precipitou em dar Hagar para ter um filho com o patriarca. E isso não era vontade de Deus, mas sim que ela iria gerar o filho da promessa a Abraão.

Marta que preocupada em agradar o mestre com coisa menos importante perdeu a melhor parte que Maria recebeu ao estar na presença de Jesus.

Aprenda a fugir da falsidade e da manipulação

Dalila foi uma mulher que utilizou de chantagem emocional para manipular Sansão e descobri sua força para entrega-lo aos filisteus.

Outra mulher citada na bíblia foi Herodias amante de Herodes e mulher do irmão dele. Ela malignamente convenceu a Herodes matar a João batista. Ela utilizou a própria filha para persuadir a Herodes para enforcar o profeta.  Isso fica a lição do perigo de pessoas manipuladoras e as más consequências que elas podem trazer.

Aprenda a não provocar contendas e nem maldizer

Duas Mulheres tolas e maldosas foram à mulher de Jó e a perversa Jezabel.

A mulher de Jó utilizou a sua boca para amaldiçoar o seu esposo e negar a Deus.

Já, Jezabel era idolatra e manipulava o seu marido, rei Acabe, a cometer diversos males em Israel. Pois, mandou matar os profetas do Senhor.

A lição que fica são o cuidado com o orgulho, prepotência e a boca maldosa e o coração perverso, que são coisas abomináveis ao Senhor.

26 Histórias das Grandes mulheres da bíblia

A história de mulheres da bíblia é uma narrativa da importância que a mulher teve ao longo dos tempos para as questões religiosas, politica, econômica e social no contexto bíblico.

A bíblia fala de muitas mulheres e como podemos aprender com todas elas. Muitas foram exemplos a ser imitadas. Outras deram maus exemplos como um alerta do que não devemos fazer.

As grandes mulheres da bíblia foram sábias, valentes e dedicadas a Deus e a sua obra. Pois arriscaram a suas vidas em prol do reino do Senhor. Fizeram a diferença em um tempo em que eram alvo de muitos preconceitos e sem espaço na sociedade patriarcal daquela época.

Conheça a história de 26 mulheres citadas nas escrituras sagradas.

1- Mulher da bíblia: Eva

Quem era Eva? Foi À primeira mulher que existiu e a primeira a ser mencionada na bíblia. Esposa de Adão e tirada da sua própria costela para com ele ser sua ajudadora e ambos crescer a terra.

O que Eva Cometeu? Ela desobedeceu à ordem clara e veemente de Deus. Era perfeita como seu marido, pois tinha liberdade de escolha e as mesmas capacidades e qualidades de Adão.

Eva sabia que se comesse da arvore que o Senhor tinha a eles ordenado não comer, morreria. Mas ouvido e sendo enganada por Satanás comeu do fruto proibido. E convenceu ao marido que fizesse o mesmo e ambos desobedeceram a Deus.

O que podemos aprender com a vida de Eva? Que os planos de Deus para nossa vida é a melhor escolha que podemos fazer. Deixa o alerta do perigoso pensamento das coisas erradas e desejos que contrariam a vontade de Deus para nossas vidas. Mesmo sabendo da ordem do Senhor, Eva deixou se levar pelas ardilosas palavras de Satanás. E com isso trouxe consequências para toda a humanidade.

 

2- Mulher da bíblia: Sara

Quem era sara? Ela era a esposa de Abraão e mãe de Isaque, o filho da promessa. A Bíblia fala que Sara era muito formosa e Abraão passou por diversos “perrengues” devido a esta característica de sua mulher.

O que ela fez? Dedicou-se ao seu marido deixando tudo para trás de uma vida confortável na cidade de Ur dos caldeus, por que tinha fé na promessa que Deus havia feito ao seu marido.

Deus prometeu abençoa-la e fazer de dela uma grande nação (Gênesis 12:1-15).

Sara nesse momento de saída de Ur devia estar com seus 60 anos de idade. E passou a viver em tendas e mudando de um lugar para outro com Abraão e seus servos. Esse tipo de vida era muito perigoso, mas sara apoio a decisão de seu marido em obediência a Deus.

Sara por muitos anos não teve filhos e isso a deixava muito triste. Já tendo a promessa sobre que seu marido teria um herdeiro se precipitou e oferece a sua serva, Hagar, para gerar filho a Abraão.

Mas a palavra de Deus é fiel e se cumpri. Sara engravida com seus 90 anos e dá luz a Isaque conforme a promessa do senhor feita a ela e a Abraão.

O que podemos aprender com Sara? Que devemos sempre confiar em Deus e nas suas promessas mesma que pareça impossível. Pois tudo é possível para Deus.

Sara deixa o exemplo de esposa e da importância do respeito no casamento (1 Pedro 3:5-6).

3- Mulher da bíblia: A mulher de Ló

Quem era a  mulher de Ló? A bíblia não relata o nome dela. Somente que tinha duas filhas e morava com a sua família na Cidade de Gomorra (Gênesis 19:1,15).

O que a mulher de Ló realizou? Ela desobedeceu a ordem de Deus dada através dos anjos enviado pelo Senhor para destruir a cidade de Sodoma e Gomorra. Estas cidades viviam em grande imoralidade e perversão sexual. E isso foi a causa que Senhor a destruiu.

Deus amava o justo Ló e sua família estava na cidade de Sodoma. E por amá-lo mandou dois anjos antes o avisa-lo para que fosse embora da cidade e ir para um lugar seguro. E ordenou ele e sua família para não olharem para trás se não morreriam. Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em uma coluna de sal (Gênesis 19:26).

Que lições podemos tirar da vida da Mulher de Ló? A lição como mostra a história é o perigo que tem de amar as coisas materiais e desobedecer aos mandamentos de Deus. O próprio Jesus falou sobre a mulher de Ló e como o exemplo dela serve para nossas vidas (Lucas 17:32).

4- Mulher da bíblia: Rebeca

Quem era Rebeca? Era esposa de Isaque e teve dois filhos gêmeos chamados de Esaú e Jacó.

O Que Rebeca realizou? Ela obedeceu ao chamado de Deus para casar com Isaque, filho de Abraão. Tudo aconteceu quando tirava água de um poço e um homem pediu um pouco de água para beber. Rebeca muito educada deu água a ele e também ofereceu tirar mais água para os camelos dele.

Este Homem era servo de Abraão e estava em uma missão para o patriarca de encontrar uma esposa para seu filho Isaque (Gênesis 24:2-4). O servo ourou a Deus pedindo que o abençoasse nessa jornada.

O servo percebeu como Rebeca era trabalhadeira e hospitaleira e como isso sentiu que Deus havia respondido a sua oração mostrando como ela era a escolha certa para casar com Isaque.

O Servo conheceu a família de Rebeca. E descobriu ela por que o servo estava fazendo ali. Ele contou para seus pais a sua missão e como Deus havia atendido o seu pedido. Ela concordou em ir com ele e casa-se com Isaque (Gênesis 24:57-59).

Rebeca casou com Isaque e teve dois filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Deus revelou que o filho mais velho (Esaú) seria servo do mais novo (Jacó).  E quando Isaque foi dar a Esaú a benção de primogenitura, Rebeca fez Jacó receber a benção no lugar de Esaú, pois sabia que essa era a vontade de Deus (Gênesis 27:1-17).

O que podemos tirar de lição da vida de Rebeca? Ela era uma mulher modesta, trabalhadora e hospitaleira. Essas qualidades a fizeram ser uma boa esposa e adoradora do Senhor.

5- Mulher da bíblia: Raquel

Quem era Raquel? Era filha de Labão e a esposa preferida e amada de Jacó.

O que Rebeca realizou? Ela casou com Jacó e teve com ele dois filhos. Seus filhos estavam entre os chefes de família das 12 tribos de Israel.

Rebeca conheceu Jacó enquanto cuidava das ovelhas do seu pai, Labão. Ela era muito bonita quando comparada com sua irmã mais velha chamada de Leia.

Jacó se apaixonou por Raquel e concordou em trabalhar sete anos para casar-se com ela. Mas, Labão enganou Jacó e lhe deu Leia como esposa. E depois se casou com Raquel por mais sete anos de trabalho.

O que podemos tirar de lição da vida de Raquel? Raquel enfrentou muitas dificuldades por ter que dividir Jacó com sua irmã, Leia. Isso gerou muitas brigas e competições.  Mesmo assim Rebeca não perdeu a esperança e Deus ouviu suas orações (Gênesis 30:22-24).

Essa História traz uma clara evidencia de que a poligamia traz muitos problemas para as famílias. E que o padrão que Deus criou que no casamento cada homem tenha apenas uma mulher (Mateus 19:4-6).

6- Mulher da bíblia: Leia

Quem era Leia? Ela foi a primeira esposa de Jacó. E irmã de Raquel outra esposa de Jacó.

O que Leia realizou? Ela foi mãe de seis filhos e uma filha.

Jacó queria casar com Raquel e não com Leia.  Mas seu pai, Labão fez com que Leia tomasse o lugar de Raquel. Jacó enganado por Labão foi lhes tirar satisfação. E Labão disse que não é costume a filha mais nova casar-se antes da mais velha. E depois de uma semana Jacó casou com Raquel (Gênesis 29: 26-28).

Jacó amava mais Raquel do que Leia. E com isso Leia ficava com ciúmes e competindo pelo amor e atenção de Jacó.

Deus viu a situação de Leia e a abençoou com seis filhos e uma filha (Gênesis 29:31).

O que podemos tirar de lição da vida de Leia? Leia confiava em Deus e apesar dos problemas ela viu como Deus estava a ajudando e era grata por isso (Gênesis 29:32-34 e 30:20).

A realidade da poligamia trazia muitos sofrimentos nas famílias. E que somente o casamento de um homem com uma única mulher é o padrão de Deus (Mateus 19:4-6).

7- Mulher da bíblia: Miriã

Quem era Miriã? Ela era irmã do Sacerdote Arão e do líder Moisés. Miriã foi à primeira mulher da bíblia a ser chamada de profetisa.

O que Miriã realizou? Ela como profetisa transmitia a mensagem poderosa de Deus ao seu povo. Miriã tinha uma posição de destaque na nação de Israel. Ficou conhecida pelo cântico de vitória juntos com as mulheres quando Deus destruiu o exército de Faraó na travessia do mar vermelho dando a vitória ao seu povo (Êxodo 15:1, 20, 21).

Tempos depois, Miriã se levantou com sentimento provavelmente de orgulho e ciúme, ela e Arão contra Moisés e começaram a critica-lo. Deus “escutou” e os repreendeu. Ela foi atacada como uma lepra. Moisés cheio de misericórdia por sua irmã implorou ao Senhor que a curasse (Números 12:1-13).

Ela teve que se afastar do acampamento por sete dias. Após retornou curada para o acampamento (Número 12:10-15).

Contudo, Miriã  teve um privilégio especial sendo lembrada e citada como grande mulher entre grandes homens escolhido pelo Senhor para liderar o seu povo.  “E enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã” (Miqueias 6:4).

O que podemos tirar de lição da vida de Miriã?

Que mesmo sendo instrumento de Deus qualquer pessoa deve ficar atento como usar a sua própria língua. Devemos usar nossa boca para cantar louvores de gratidão a Deus e não manchar a reputação de outras pessoas. Pois com mesma boca engrandecemos o Senhor e falamos maus do nosso próximo e até irmão? A nossa boca deve ser fonte de benção para vida de outras pessoas.

8- Mulher da bíblia: Raabe

Quem era Raabe? Ela era uma prostituta e vivia Jericó em uma cidade Cananeia. Ela se converteu tornando-se adoradora do Senhor.

O que Raabe realizou?

Ela escondeu dois espiões israelitas que estava na sua própria terra. Ela fez isso pois, já tinha ouvido falar de relatos que o Deus de Israel tinha libertado o seu povo do Egito e de outro ataque da tribo dos Amorreus.

Ela ajudou os dois espiões e suplicou que eles a salvasse e também a sua família quando viessem para destruir a Jericó. Mas ela teria que aceitar as condições dos espiões que era: não podia contar para ninguém o que ele estava ali fazendo, ela e sua família deviam ficar dentro de casa no momento do ataque a Jericó e devia sinalizar com uma corda vermelha como sinal para os guerreiros de Israel.

Raabe obedeceu às ordens dos espiões hebreus e sobreviveu com sua família quando os israelitas destruíram Jericó. Ela mais tarde casou-se com um israelita e tornou-se antepassada de Davi (Josué 2:1-24, 6:25) e também de Jesus (Mateus 1:5,6,16)

O que podemos tirar de lição da vida de Raabe?

A bíblia relata Raabe como um grande exemplo de fé sendo contada com os heróis de fé da bíblia (Hebreus 11:30-31 e Tiago 2:25).

A história de Raabe ilustra como Deus é perdoador e imparcial. Ele abençoa a todos que nele deposita a sua confiança. Não importa a sua origem ou seu passado.

9- Mulher da bíblia: Dalila

Quem era Dalila? Ela era uma mulher muito astuta  que morava no vale de Soreque. O juiz israelita Sansão se apaixonou por ela (Juízes 16:4-6).

O que Dalila realizou? Ela aceitou dinheiro dos filisteus para descobrir o segredo da força de Sansão. Ele era usado por Deus para libertar o povo hebreu das mãos dos filisteus.

Para os filisteus descobrir em que consistia essa grande força de Sansão daria a eles a vitória sobre os israelitas. E vendo eles que Sansão se envolvia com Dalila a ofereceram dinheiro para que ela descobrisse o segredo de Sansão.

Dalila muito astuta descobriu o causa da força de Sansão e o entregou aos filisteus. Que conseguiram prender e derrotar Sansão (Juízes 16:18-21).

O que podemos tirar de lição da vida de Dalila?  

Ela deu mau exemplo, pois era movida pela ganância pelo dinheiro e agiu de maneira desleal e egoísta enganando Sansão que por ela demonstrou um belo sentimento.

10- Mulher da bíblia: Ana

Quem era Ana? Ela era esposa de Elcana e mãe de Samuel que tornou profeta de Israel (1 Samuel 1:1-2, 4-7).

O que Ana realizou? Ana não conseguia ter filhos. O seu marido tinha duas esposas. A  outro se chamava Penina que já  tinha filhos com Elcana. Penina humilhava Ana por causa da sua situação estéril.

Ana orava constantemente ao Senhor e fez um voto, que se o Senhor permitisse que ela tivesse um filho ela o entregaria de volta ao Senhor para servir no tabernáculo utilizado para adoração a Deus. E sua oração foi atendida e ela teve um filho e seu nome era Samuel. Ela o entregou ao Sacerdote para que possa servir ao Senhor. A cada ano Ana ir ver Samuel e levava túnicas para ele. O senhor continuou abençoando Ana e lhe deu mais três filhos e duas filhas (1 Samuel 2:18-21).

O que podemos tirar de aprendizado da vida de Ana?

A oração de Ana era um consolo para ela nos momentos difíceis da sua vida. A oração de agradecimento de Ana mostra a grande fé que ela tinha em Deus (1 Samuel 2:1-10).

11- Mulher da bíblia:  Rute

Quem era Rute? Ela era moabita e deixou para trás sua terra natal e seus deuses para torna-se uma adoradora do Deus de Israel.

O que Rute realizou? Ela demonstrou grande amor por sua sogra Noemi. Noemi era israelita casada e tinha dois filhos. Entretanto, ela teve que se mudar por causa de uma grande fome em Israel. Os seus filhos casaram com mulheres moabitas e dentre essas, uma era Rute. Ela formou uma grande amizade com Noemi, sua sogra.

Passado um tempo, o marido e filhos de Noemi morreram deixando as três mulheres viúvas. Com isso, Noemi decidiu retornar a Israel, pois a seca já tinha passado. As suas noras queriam ir com ela. Mas, ela pediu para que retornassem as suas famílias. Mas Rute não queria deixa-lá, pois se apegou lealmente a sua sogra. Rute queria adorar ao Deus de Noemi.  (Rute 1:16-17 e 2:11)

Rute muito trabalhadora e leal em pouco tempo criou uma boa reputação na cidade de Belém. Um homem rico e proprietário de terras, ficou impressionado pela generosidade de Rute. Mandado providenciar alimentos para ela e Noemi. Rute casou-se com Boaz, vindo a ser lembrado como antepassada do rei Davi e de Jesus Cristo (Mateus 1:5-6, 16).

O que podemos aprender com Rute? O amor sincero de Rute pela Noemi e também pelo o Senhor. Rute deixou para trás sua casa e sua família para viver o melhor na presença de Deus com todo o Israel.

Rute era trabalhadora, Zelosa e leal a Deus mesmo enfrentando varias dificuldades.

12- Mulher da bíblia: Débora

Quem era Debora? Ela era uma profetisa e Juíza em Israel. Deus a usou para revelar a sua vontade para o povo de Israel. E também para resolver conflitos entre os Israelitas.

O que ela realizou? Débora corajosamente apoiou o povo de Deus. Convocou Baraque para liderar o exercito Israelitas numa guerra contra os cananeus. E pediu Baraque para que Débora fosse com ele. Ela compôs uma parte do cântico que cantaram sobre a vitória que o Senhor lhes tinha dado.

O que o podemos aprender com Débora? Sobre a sua coragem e sua disposição em se sacrificar pelo seu povo e os encorajou a obedecer ao Senhor.

13- Mulher da bíblia: Ester

Quem era Ester? Ela era judia e foi escolhida pelo rei persa Assuero a ser sua a rainha.

O que ela realizou? Rute usou a sua influencia para impedir o extermínio do seu povo. Ela havia descoberto que havia um decreto oficial para que todos os judeus que viviam no império persa deveriam ser mortos.

O decreto era um plano de Hamã, primeiro ministro (Ester 3:13-15 e 4:1,5). Ela com ajuda de Mordecai, seu primo, e mesmo correndo o risco de vida, revelou o plano ao seu marido, o rei Assuero (Rute 4:10-16, 7:1-10). O rei emitiu outro decreto autorizando os judeus a se defenderem. E assim, os Israelitas derrotaram os seus inimigos (Ester 8:5-11 , 9:16-17).

O que podemos aprender com Ester? Ela foi um excelente exemplo de coragem, humildade e modéstia.

Independente da sua posição de poder ela mesmo assim buscou ajuda e conselho com outros. Sua coragem por dizer que era judia, pois eles estavam sendo condenados à morte.

14- Mulher da bíblia: Jezabel

Quem era Jezabel? Ela era esposa de Acabe, rei de Israel. Não era israelita e adorava a Baal, deus dos cananeus.

O que ela realizou? Jezabel era uma rainha autoritária, cruel e violenta. Promovia a adoração a Baal que incluía a imoralidade sexual. Ela tentou acabar com a adoração ao Deus verdadeiro de Israel (1 Reis 18:4-13, 19:1-3). Quando não conseguia o que queria mentia e matava as pessoas.

Deus predisse a sua morte de forma violeta e não seria enterrada (1 Reis 21:23, 2 Reis 9:10, 32-37).

O que podemos aprender com Jezabel? Nada de bom possuía Jezabel. O seu mau exemplo e não possuía princípios. Sempre disposta a fazer qualquer coisa para satisfazer a sua vontade.

O seu nome se tornou imagem de mulher descarada, imoral, cruel e sem respeito à autoridade.

15- Mulher da bíblia: Jael

Quem era Jael? Ela era esposa de Héber, um homem que não era israelita. Jael corajosamente ajudou o povo de Deus.

O que ela realizou? Jael  agiu com firmeza com Sisero, chefe do exercito cananeu quando ele veio ao acampamento. Sísero estava perdido da batalha contra Israel  e fugindo buscava a abrigo para escapar. Jael o convidou para esconder na sua tenda e descansar. Mas ela corajosa quando ele dormiu a matou (Juízes 4:17-21).

E com isso, cumpriu a profecia que Debora disse que: “Será nas mãos de uma mulher que o Senhor entregará Sísero.” (Juízes 4:9).

O que podemos aprender com Jael? Ela teve iniciativa de agir com coragem e derrotar um adversário de Israel. Ela foi usada para cumprir a profecia do Senhor.

16- Mulher da bíblia: A Jovem Sulamita

Quem era a jovem Sulamita? Ela era a personagem principal do livro de cântico de Salomão. A bíblia não fala do nome dela.

O que ela realizou? Ela manteve a sua lealdade ao jovem pastor a que amava (Cânticos 2:16).

Ela muita bonita chamou atenção de Salomão.

O que podemos aprender com a jovem Sulamita? Ela era modesta e fiel ao seu companheiro.

17- Mulher da bíblia: Abigail

Quem era Abigail? Ela era esposa de Nabal. Um homem rico e malvado. Ela era mulher sensata, humilde e bonita fisicamente e espiritualmente (1 Samuel 25:3).

O que ela realizou? Abigail agiu com sabedoria e discernimento para que evitasse que uma tragédia acontecesse. Ela vivia em uma região onde Davi se escondeu quando fugia, ante de se tornar rei.

Davi e seus homens protegeu o rebanho de Naval. E eles pediram alimentos a Nabal. Mas, Nabal se recusou a ajudar aos homens de Davi. E com isso Davi ficou furioso e estava decidido matar Nabal (1 samuel 25:10-12, 22).

Abigail descobriu o que o seu marido fez. E pediu aos seus servos que levassem alimentos para Davi e seus guerreiros (1 Samuel 25:14-19, 24-31). Ela implorou por misericórdia a Davi.

Davi viu Abigail enviando alimentos e com isso percebeu a humildade e ouviu os conselhos sábios dela.

Depois de um tempo, Nabal morreu. E Davi casou-se com Abigail (1 Samuel 25:37-42).

O que podemos aprender com Abigail? O espirito de manter a paz. Ela foi disposta a se desculpar por algo que ela não era culpada.

Abigail resolveu a situação que estava tensa de forma calma, com coragem e sabedoria.

18- Mulher da bíblia: A Mulher Virtuosa (sem nome em Provérbios)

Quem era a mulher virtuosa? A bíblia não relata o nome dela. Mas era considerada uma grande mulher de Deus e de caráter.

O que ela realizou? A sua virtude era o cuidado com a sua família, marido e filhos. Trabalhadora, honesta e dedicada. E ainda estende ajuda aos necessitados.

O que podemos aprender com a mulher virtuosa? O seu valor excede mais do que finas joias. A sua forma sabia de lidar com os afazeres da casa e com seu marido. O exemplo que ela dá para o próximo. O texto de provérbios mostra a qualidade da mulher de Deus e como elas são importantes (Provérbios 31:10-31).

19- Mulher da bíblia: Dorcas

Quem era Dorcas? O nome Dorcas é tradução para o grego do nome  Tabita. Ela vivia em Jope e era uma discípula de Jesus.

O que ela realizou? Ela ajudava os necessitados fazendo túnicas e roupas. E também era dedicada na obra de Deus. A bíblia relata que Dorcas ficou enferma e morreu. Mas, os discípulos mandou chamar o apostolo Pedro e este orando por ela a ressuscitou. E ela foi devolvida com vida as viúvas que clamavam por ela (Atos 9: 36-42).

O que podemos aprender com Dorcas? Ela foi uma grande mulher da bíblia que dedicou a vida em ajudar o próximo e reino de Deus.

20- Mulher da bíblia: Maria (Mãe de Jesus)

Quem era Maria?  Era uma jovem judia e noiva de José. Ficou gravida por meio do Espirito Santo. Deu a luz o messias, o salvador dos homens.

O que Maria realizou? Maria mãe de Jesus humildemente fez a vontade de Deus. O anjo apareceu e disse que ela ficaria gravida e daria luz ao aguardado Messias e prontamente ela aceitou de boa vontade. Após o nascimento de Jesus, Maria teve outros filhos e filhas.

Mesmo sendo agraciada pelo esse privilegio jamais quis destaque para si ou algum tratamento de maneira especial. Isso, tanto  durante o ministério de Jesus e depois da criação da igreja.

O que podemos aprender com Maria? Ela foi uma mulher fiel e aceitou de boa vontade a grande responsabilidade de ser a mãe de Jesus. Maria possuía um excelente conhecimento das escrituras, pois durante a sua oração faz varias referencias as escrituras sagradas (Veja Lucas 1:46-55).

21- Mulher da bíblia: Maria (irmã de Marta e de Lázaro)

Quem era Maria?

Ela era a irmã de Marta e de Lázaro. Todos eles eram grandes amigos de Jesus.

O que Maria realizou?

Ela demonstrou respeito e valorização por Jesus, o filho de Deus. A sua fé foi demonstrada quando o seu irmão, lazaro, tinha morrido. E ela disse a Jesus se ele estivesse ali Lazaro não teria morrido. Ela presenciou quando Jesus ressuscitou o seu irmão.

Ela recebeu Jesus em sua casa e marta, sua irmã ficou fazendo as coisas de casa para atender melhor a Jesus. Porém, Marta assentada ouvia as palavras de Jesus. E o mestre a elogiou por colocar as coisas espirituais em primeiro lugar.

Em outro momento, Maria demonstrou grande hospitalidade com Jesus. Ela derramou um óleo perfumado muito caro na cabeça e nos pés de Jesus e muitos ali a acusaram de desperdiçar algo muito valioso. Mas Jesus outra vez a defendeu pela sua generosidade e hospitalidade para com ele (Veja Mateus 24:14 e Mateus 26:8-13).

O que podemos aprender com Maria, irmã de lazaro e Marta?

Ela esforçava para ter uma fé forte e genuína. E sempre colocava a adoração a Jesus  em primeiro lugar na sua vida. Mostrou sua humildade ao honrar o mestre mesmo com alto custo financeiro daquela especiaria.

22- Mulher da bíblia:  Maria Madalena

Quem era Maria Madalena? Era uma seguidora fiel de Jesus.

O que Maria Madalena realizou?

Ela junto de outras mulheres viajava com Jesus e seus discípulos. E generosamente utilizou seus próprios recursos financeiros para cuidar das necessidades deles (Veja Lucas 8:1-13).

Maria Madalena não só andou com Jesus, mas também esteve perto de Jesus no momento de sua crucificação, até o fim do seu ministério. Não obstante, teve o privilegio de ver Jesus depois de ressuscitado (Veja João 20:11-18).

O que podemos aprender com vida de Maria Madalena?

Foi uma mulher que apoiou generosamente o ministério de Jesus Cristo durante a sua fase aqui nessa terra e foi simplesmente uma seguidora fiel do nosso mestre, Senhor e Salvador.

23- Mulher da bíblia:  Marta

Quem era Marta? Ela era irmã de Maria e de Lázaro. Ambos moravam Betânia, próximo a cidade de Jerusalém. Eram amigos íntimos de Jesus. Pois, a bíblia relata que Jesus ao ouvir que Lázaro tinha morrido, e por isso chorou.

O que Marta realizou? A bíblia relata um detalhe interessante da amizade que Jesus tinha para com Marta e seus irmãos. Ele os amava ( Veja João 11:5).

Marta também demonstrava uma fé poderosa. Quando Lazaro morreu pediu a Jesus que fosse até lá pois tinha certeza que Jesus podia ressuscitar o seu irmão (Veja 11:3,21-22). Ela confiava na promessa bíblica da ressurreição e poderia trazer seu irmão de volta a vida (veja João 11:20-27).

O que podemos aprender com Marta?

Ela era muito hospitaleira pois ao receber Jesus e queria dar-lhe o melhor na sua casa. E aceitava os conselhos do Mestre com humildade. Demonstrava abertamente sobre seus sentimentos e sua fé.

24- Mulher da bíblia:  Mulher Samaritana

Quem era a mulher Samaritana?

A bíblia não relata seu nome. Ela era samaritana, povo que divergia constantemente com os judeus. Até aquele encontro ela vivia uma vida de relacionamentos fora dos princípios de Deus.

O que ela realizou?

Ao encontrar com Jesus quando ia tirar água de um poço, Jesus lhe pediu água. E ele surpresa, disse como Jesus sendo Judeu lhe pedia agua. Jesus já demonstrou que a briga entre eles eram inúteis. Mas disse se ela se soubesse que lhe pedia agua e ele lhe daria a verdadeira água da vida.

Jesus começou a falar da vida dela e de seus vários relacionamentos e ela surpresa disse vejo que tu és profeta.

Ela impactada pela palavra de Jesus saiu e foi anunciar aos samaritanos o que Jesus lhe disse. Ao pregar essas palavras, vários deles se aproximaram de Jesus e creram nele (Veja João 4:39-42).

O que podemos aprender com a mulher samaritana?

O seu encontro com Jesus com certeza mudou a sua vida. A evidência dita por Jesus do seu passado e presente a levou ao uma reflexão de arrependimentos dos seus erros.

A partir dali, começou a pregar para seu povo o que Jesus tinha feito e entendeu o valor verdadeiro da adoração. Que não o lugar, mas adoração em espirito e em verdade.

25- Mulher da bíblia:  Priscila

Quem era Priscila?

Ela era esposa de Áquila. Ambos eram amigos e cooperadores do apostolo Paulo. Eles trabalhavam no mesmo oficio de Paulo, como construtores de tendas.

O que Priscila realizou?

Ela com seu esposo eram um exemplo de trabalho em equipe. Era dedicada Junto do seu marido na propagação do evangelho de Jesus Cristo. E Fundaram uma igreja na sua casa e ensinaram e prepararam Apolo na obra de Deus.

Priscila e Áquila arriscaram a própria vida para hospedar o apostolo Paulo em sua casa.

O que podemos aprender com a vida de Priscila e Áquila?

Primeiro a sua dedicação na obra missionária de Jesus.

Com coragem e generosidade em ajudar o apostolo Paulo e a igreja ( Veja Romanos 16: 3-4).

A bela união dela como seu esposo, um casal de Deus na missão do evangelho abrindo a sua casa para ser a igreja de Cristo (Veja 1 Coríntios 16:19)

26- Mulher da bíblia:  A mulher hemorrágica

Quem era a mulher do fluxo de sangue?

A bíblia não relata seu qual era seu nome. Somente que padecia de uma hemorragia à muitos anos.

O que a mulher hemorrágica realizou?

Depois de muitos anos com essa enfermidade e já tinha gastado todos seus recursos com vários médicos para encontrar a cura da sua hemorragia, foi em Jesus que ela depositou a sua fé para ser curada.

Venceu toda a resistência da multidão que seguia Jesus e com coragem e fé tocou nas vestes de Jesus. E o mestre logo percebeu que dele sai virtude pois alguém o tocou de modo diferente.

E Jesus começou a perguntar que me tocou? E ela se apresentou e Jesus disse vai filha a tua fé te salvou.

O que podemos aprender com a lição da mulher hemorrágica?

Não importa o que você e eu estejamos passando. Podemos chegar em Jesus com fé para curar da nossa alma ou enfermidade em alguma área da nossa vida. Mas chegue com ousadia, não faça como muitos da multidão que só seguia, mas se a real intenção de fé que ele pode todas as coisas.

Faça como ela vença as dificuldades, mas chegue para perto de Jesus, pois dele sair poder para restaurar sua saúde e da sua família.

E ai você gostou deste estudo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.

E não deixe de se inscrever no nosso Grupo de estudo bíblico no Facebook, Clique aqui: https://www.facebook.com/groups/viverecrer 

 

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei das mulheres da Bíblia a que mas mim chamou atenção é mulher de Ló que não quiz obedecer a voz de Deus . Com tudo isso eu aprendi que tenho k obedecer a voz de Deus

plugins premium WordPress