Divisão do Reino do Norte e Reino do sul na Bíblia

A nação de Israel foi dividida em reino do norte e reino do sul. Após a morte de salomão seu filhos roboão começa a governar e oprimir o povo em serviços e impostos pesados. Tudo era consequência dos pecados de salomão por causa da sua idolatria seguindo deuses de suas mulheres pagãs.

Neste artigo você vai entender melhor a divisão de Israel e como reinado se desviou do Senhor.

O que era reino do norte e reino do sul na bíblia 

Salomão no final do seu reinado se afasta espiritualmente do Senhor. E após a sua morte começa uma guerra civil e o reino é dividido.

Esse período a nação israelita é dividida entre dois reinos: reino do norte e reino do sul.

A partir dessa divisão, o reino do norte é chamado de Israel e o reino de sul de Judá.

A história do reino dividido é relatada na bíblia sagrada nos seguintes livros:

  • I Reis 12:01 até
  • II Reis 01:01 até 17:41
  • Textos paralelos e complementares – Livros de I e II Crônicas
  • Livros proféticos

A mão de Deus mantinha e conduzia seu povo em um reino unido. Mas devido à idolatria e a desobediência aos mandamentos e estatutos de Senhor, às bençãos de Deus desaparece e as maldições que os profetas profetizaram se cumpriu na história de Israel.

Reino de Israel unido

Tudo começa com as doze tribos exigindo a Deus que desse a eles um rei. Queriam ser igual a outras nações ao redor que Deus os alertou para não seguir.

Deus permitiu que Samuel, o último juiz, declarasse Saul como o primeiro rei. E ai começa o período monárquico.

Saul não era justo e não agradou ao Senhor. E Deus não honrou seu reino e nem estabeleceu sua família com o trono de Israel.

O seu sucessor, Davi, apesar de alguns problemas é um rei justo e temente a Deus. E nesse período Israel prospera com ele.

Após a morte de Davi, Salomão seu filho torna-se rei. Pede ao Senhor sabedoria e Deus lhe concede sabedoria e riqueza.   No inicio com o coração fiel e sincero diante do Senhor constrói o templo para o povo a adorar a Deus.

Mas, Salomão depois afasta do senhor e casa-se com mulheres que o alertava para não se relacionar. E a partir dai começa a adorar ídolos e a cometer injustiça conta o povo.

 

O motivo da divisão de Israel em reino do norte e reino do sul

Salomão desviou seu coração do Senhor o entregando a idolatria. E a ira do Deus veio contra ele e seu reino (I reis 11:9-13).

Salomão fez grandes obras gerando grandes custos e sobre o povo colocou mais pesados jugos de servidão. E havia o descontentamento das tribos de Israel.

Após a morte de Salomão, as tribos foram até Roboão seu sucessor pedindo-lhe que aliviasse a dura servidão que seu pai colocou sobre eles. Roboão seguindo conselhos de seus jovens amigos responde com rispidez e que lhes aumentaria ainda mais a servidão.

As dez tribos com tudo isso declaram independência e aclamaram Jeroboão, filho de Nabat, Rei de Israel (Reino do Norte).

Roboão governou sobre as outras duas tribos do sul (Reino do Sul), Benjamim e Judá.

Tudo isso aconteceu (divisão do reino) devido à permissão de Deus e cumprimento da ira do Senhor contra desobediência de Salomão.

Nos reinos de Jeroboão e Roboão a idolatria se alastrou e o povo se contaminava. Nesse tempo reis foram se sucedendo e a idolatria crescia e foi a causa de muitos males atingisse o povo.

Nesse período começa o despertar dos profetas sendo liderados por Elias, Eliseu e vários outros. Eles são a consciência critica e porta voz de Deus para o povo.

O reino do norte

Dez tribos se uniram a Jeroboão e o fizeram rei começando a partir dai o reino do norte. Também chamado de Reino de Israel e a capital passou a ser Samaria.

Ao longo da história o reino do norte teve ao todo 19 reis. A maioria fizeram muitas coisas que desagradaram ao Senhor. A idolatria se alastrou, pois Jeroboão criou centros de adoração ilícitos pelo território de Israel fazendo tudo aquilo que os povos vizinhos idolatram faziam.

Foi também um reino marcado por conspiração, violência e perversidades da parte de muitos governantes.

A idolatria tomou grandes proporções durante o reinado do rei Acabe. Ele era profundamente influenciado por Jezabel, sua mulher, que tinha um coração perverso e ambicioso. Foi neste período que Deus levantou dois profetas marcantes naquele tempo. Eram os profetas Elias e Eliseu para denunciar a idolatria de Israel.

Outros profetas como Amós e Oséias também denunciaram a corrupção politica, moral e religiosa de Israel.

A queda do reino do norte

O reino do norte teve muitas batalhas. Lutou contra a Síria, Judá e Assírios. Em varias ocasiões contra o domínio Assírio e fez até aliança com Egito e também com Judá para vencer os Assírios.

Os governantes do reino do norte continuaram a pecar contra Deus mergulhando cada vez mais em idolatria e corrupção moral.

Em 732 a.C o exército Assírio tomou a região de Israel e as cidades de Damasco e Galileia foram sitiadas restando o reino do norte submeter-se ao controle Assíro. Enfim o reino do norte definitivamente foi conquistado pelo Rei Assirio Salmanaser e a capital Samaria foi reprovada pelos colonos estrangeiros e a população deportada para o território Assírio.

Os reis do reino do norte

Ao todo foram dezenove reis que ascenderam ao trono do território de Israel (reino do norte). Veja quem são e período que reinaram:

  1. Jeroboaõ (931 – 910 a.C)
  2. Nadabe (910 – 909)
  3. Baasa (909 – 886)
  4. Elá (886 – 885)
  5. Zimri (885)
  6. Onri (885 – 874)
  7. Acabe (874 – 853)
  8. Acazias (853 – 852)
  9. Jorão (852 – 841)
  10. Jeú (841 – 814)
  11. Jeoacaz (814 – 798)
  12. Jeoás (798 – 782)
  13. Jeroboão II (793 – 753)
  14. Zacarias (753)
  15. Salum (752)
  16. Menaém (752 – 742)
  17. Pecaías (742 – 740)
  18. Peca (752 – 732)
  19. Oséias (732 – 722)

O reino do sul

Roboão continuou a reinar sobre uma parcela menor de Israel, a tribo de Judá e Benjamim.

Teve muitos conflitos com Jeroboão, reino do norte. Também com reinos de Moabe, Amon e os Filisteus. Entretanto, a sua principal rivalidade “politica e militar” era com o reino de Israel. Dessas inúmeras batalhas que travaram entre eles houve poucas vitórias de grande importância para ambos os lados.

Características do reino do Sul

A região sul de Judá era montanhosa, fértil e protegida de invasões estrangeiras.

Reino do sul Limitava com várias regiões:

  • Norte com o reino de Israel;
  • Oeste com região costeira da Filístia;
  • Leste com Rio Jordão, Mar morto e o reino dos Moabitas.

A capital continuou sendo Jerusalém onde se encontrava o templo de adoração ao Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Davi. Templo construído pelo rei Salomão.

Diferente dos reis sucessores em Israel que vinham de diferentes dinastias. Os reis do reino de Judá eram todos descendentes de Davi. A exceção no reino foi a subida ilegítima na monarquia de Judá da Rainha Atalia, mãe de Acazias.

Mas Deus tinha feito uma promessa a Davi em que seus descendentes reinariam sobre Judá.

A Queda do Reino do Sul

O seu coração insistiu em desviar-se do Senhor entregando- o a idolatria. Foi avisado pelo Senhor através dos profetas acerca do juízo iminente que seria derramado por causa do pecado.

O reino de Sul sobreviveu cerca de 200 anos a mais que o reino de norte Israel. Quando em 587 (a.C) a capital Jerusalém foi destruída e os moradores levados para o exílio na Babilônia.

Os profetas que alertam Judá, antes da queda (exílio), eram: Joel, Isaias, Miqueias, Sofonias, Jeremias e Habacuque.

Os Profetas que Deus levantou durante o exílio: Daniel e Ezequiel.

Os profetas após retorno d exílio: Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os Reis de Reino de Sul (Judá)

Foram vinte reis que governaram Judá. Um período de altos e baixos. Comparado com Israel, o reino do Sul de maneira geral foi o que mais permaneceu fiel a sua fé ao Deus dos patriarcas hebreus. A preservação da linhagem real de Davi no qual deveria vir a Promessa do Messias. É a justificativa da misericórdia de Deus sobre o reino do sul.

Zedequias foi o último rei de Judá a ser levado com o povo cativo para Babilônia.

Veja a lista dos vinte reis do reino do sul e o período em que reinaram sobre Judá:

  1. Roboão ( 931 – 913 a.C)
  2. Abias ( 913 – 911 a.C)
  3. Asa ( 911 – 870 a.C)
  4. Josafá ( 872 – 848 a.C)
  5. Jeoraõ ( 848 – 841 a.C)
  6. Acazias ( 841 – 841 a.C)
  7. Atalia – Mãe de Acazias ( 841 – 835 a.C)
  8. Joás ( 835 – 796 a.C)
  9. Amazias ( 796 – 767 a.C)
  10. Uzias (azarias) ( 792 – 740 a.C)
  11. Jotão ( 750 – 732 a.C)
  12. Acaz ( 735 – 716 a.C)
  13. Ezequias ( 716 –687 a.C)
  14. Manassés ( 697 – 643 a.C)
  15. Amom ( 643 – 641 a.C)
  16. Josias ( 641 – 609 a.C)
  17. Jeoacaz ( 609 – C Deposto pelos Faraó Neco)
  18. Jeoaquim ( 609 – 598 a.C)
  19. Joaquim ( 598 a.C – Deposto pelos babilônios)
  20. Zedequias ( 598 – 586 a.C – Deposto pelos babilônios)

Foram levados cativos para babilônia, pois desobedeceram aos mandamentos do Senhor.

“E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.
E os que escaparam da espada levou para babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.
Para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.”( 2 Crônicas 36:19-21)

Mas Deus não cancela sua promessa e a graça sobre nós. Que da casa de Davi nasceria o O redentor, nosso Salvador.  E de lá mandou voltar a terra de Judá.

“Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o Senhor seu Deus seja com ele, e suba.” (2 Crônicas 36:22,23)

Judeus e Samaritanos

Essa rivalidade entre judeus e samaritanos perduram até os dias atuais.

Os samaritanos como os judeus tem sua religião baseada no Pentateuco. Mas rejeitam a importância histórica de Jerusalém.

Após a destruição de Israel pelos Assírios houve uma miscigenação dos povos com mistura dos descendentes Assírios. E muitos se entregaram a idolatria adorando também a outros deuses.

Muitas brigas e divisões entre Judeus e Samaritanos tem como foco a questão do lugar de adoração a Deus.

Em João 4:20 Jesus se encontra com uma mulher samaritana e ela questiona Jesus sobre o lugar em que se deve a adorar.

“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.” João 4:20-22

Para os samaritanos o culto deveria ser concentrado no monte Guerizin. Já para os judeus o monte da adoração é no Moriá em Jerusalém.

Os samaritanos discordam dos Judeus em relação a certas funções como rabinos e não aceitam o Tamud dos Judeus, coleção de textos sagrados.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Paz amado irmão! Comecei fazendo uma pesquisa sobre o porque da divisão do reino de Israel em Norte e sul. Fiquei feliz se continuar lendo e me deparar com estudos tão importantes. Deus o abençoe 🙏🙏

  2. Professor Isaías que explicação divina, estava interessada em saber sobre as divisões dos reinos e o senhor me fez fazer um passeio de uma forma cronológica por esse período que nos impacta até os dias atuais. A Palavra de Deus é única e o Senhor não se agrada quando seu povo se associa a outros que não seja unicamente Ele. Só existe um único Caminho, uma única Verdade e uma única Vida que é o Senhor.
    Obrigada por essa pérola. Que o Senhor continue derramando suas Misericórdias em nós 🙏

  3. Boa tarde Isaías
    Explicação simples e muito objetiva.
    Parabéns, Jesus te abençoe.

  4. Que estudo maravilhoso! Que Deus continue abençoando o irmão!
    Vai me ajudar bastante nas minhas pregações futuras.

  5. Amém vaso gostei muito….. também estudo as escrituras sagradas para obter maior conhecimento.
    Também sou formado em teólogia pela IBADEP, achei muito interessante sua explicação, sou pastor de uma igreja e vou recomendar seu blog para os membros te seguirem.

  6. Enriquecedor!
    Glorifico ao Senhor pela sua vida, meu irmão.
    Que Deus continue te usando poderosamente, em nome de Jesus

  7. Maravilhoso estudo da da palavra de Deus muito bom ué gostei apaz do senhor Jesus Cristo

  8. Irmão Isaias, muito agradecido a Deus por ter encontrado as informações que buscava acerca da divisão dos reinos. Muito explicativo o estudo que o irmão compartilhou conosco. Deus continue abençoando o seu ministério e lhe dando cada dia mais dedicação.

  9. Que simples e edificante o resumo de Boa parte do Velho Testamento e contextualização do NT. Irei imprimir pra esclarecimentos que surgirão com os estudos das Escrituras. Objetivo e sucinto.

    Obrigado.

    Wesley Porto

plugins premium WordPress