1 Samuel 10 estudo

O texto de 1 Samuel 10 mostra o chamamento de Saul para governar o povo de Deus. É a continuidade da conversa entre o profeta Samuel e o jovem Saul iniciada no capitulo 9 nos caminhos de Ramá.

O profeta ungiu Saul e em poucos instantes eventos começam a acontecer para que Deus confirme a palavra (profecia) de Samuel sobre a vida de Saul. Ele é transformado pela ação do Espirito Santo. E começa a partir dali a história de Saul e da monarquia de Israel.

O texto evidencia o agir de Deus na vida de Saul de uma maneira que ele jamais esperava.

Uma coisa é certa. A sua vida (e a minha) está nas mãos do Senhor. A qualquer momento tudo pode acontecer. Aquilo que você pede e acha parecer demorado, O senhor pode te surpreender e te colocar onde você jamais imaginou.

Samuel unge a Saul rei de Israel (1 Samuel 10.1-8)

 1 Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o Senhor por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?

A unção é era o momento único e especial criado por Deus para a consagração de um escolhido por Ele. Cabia ao profeta, também separado pelo Senhor, ungir aquele que era chamada para exercer a liderança sobre o seu povo.

Esse momento era especial na vida de Saul. A unção é do Senhor.

Existiam dois tipos de unção no período bíblico. Um cerimonial para ungir uma pessoa honrada (Salmos 133:02). O outro momento era em casos oficiais de consagração ou separação para exercer os serviços religiosos no templo.

E naquele dia, Saul seria novo líder de Israel. Por isso Davi não queria tocar em Saul, pois o reconhecia como ungido do Senhor (1 Samuel 24:06). Sobre Saul estava a responsabilidade de governar a herança do Senhor, o seu povo particular. A terra de Israel era um presente do senhor para a nação israelita.

2 Quando  te apartares, hoje, de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no território de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste procurar, e eis que teu pai já não pensa no caso delas e se aflige por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?

O profeta Samuel relata o que aconteceria com Saul a partir do seu chamamento. O aviso que seu pai já tinha encontrado as jumentas e preocupação com seu filho, Saul.

Nesse versículo fala de uma mulher chamada Raquel. Ela era filha de Labão e esposa de Jacó, aquela que ele amava. Ela gerou Benjamin. No dia do parto, ela não aguentou e morreu a caminho de Belém.  Benjamin um dos doze filhos de Jacó. A tribo de Benjamim, a qual a família de Saul fazia parte.

3 Quando dali passares adiante  e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel: um levando três cabritos; outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho.

Carvalho era um arvore forte, nativa da terra de Israel. Ela Ficava localizada no monte de Tabor.

Os três homens iam para Betel adorar ao Senhor. Oferecer sacrifícios e ofertas pacíficas. Betel é lugar de adoração onde Jacó levantou altar ao Senhor.

4 Eles te saudarão e te darão dois pães, que receberás da sua mão.

Ao oferecer pães a Saul, eles ofereceram em um ato sagrado para o ungido do Senhor.

5 Então, seguirás a Gibeá-Eloim, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas, e eles estarão profetizando.

6 O espirito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem.

7 Quando estes sinais te sucederem, faze o que a ocasião te pedir, porque Deus é contigo.

8 Tu, porém, descerás adiante de mim a Gigal, e eis que descerei a ti, para sacrificar holocausto e para apresentar ofertas pacificas; sete dias esperarás, até que eu venha ter contigo e te declare o que hás de fazer.

No encontro com os profetas, Saul também profetizaria sendo usado pelo Espirito Santo. O mesmo Espirito Santo que veio sobre Otniel, Gideão e Sansão (Juizes 03:10; 06:34; 13:25). Saul ali foi transformado em um novo homem cheio do Espirito Santo e começou a profetizar. E a partir dali o Senhor era com Saul.

Saul entre os profetas (1 Samuel 10.9-16 )

9 Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia.

Agora começa a cumprir todas as palavras de Samuel ditas a Saul. O coração de Saul já não era mais o mesmo devido à unção de Deus. Saul ao longo do seu reinado desviou do Senhor e o Espirito Santo se afastava dele. Entretanto, Saul em momentos lutou contra o pecado e buscado adorar a Deus (1 Samuel 14:34,35)

10 Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o espirito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles.

Gibeá era a cidade natal de Saul (1 Samuel 11:04). Esse Grupo de profetas segundo os estudiosos da bíblia era uma escola de profetas, que Samuel institui com propósito de preparar homens jovens para exercer o ministério profético.

Saul agora cheiro do Espirito Santo também passa a profetizar no meio dos profetas.

 

O povo ficou surpreso a ver Saul profetizando e sua mudança de caráter.

12 Então, um homem respondeu: Pois quem é o pai dele? Pelo que se tornou em provérbio: Está também Saul entre os profetas?

13 E, tendo profetizado, seguiu para o alto.

14 Perguntou o tio de Saul, a ele e ao moço: Aonde fostes? Respondeu ele: A buscar jumentas e, vendo que não apareciam, fomos a Samuel.

15 Então, disse o tio de Saul: Conta-me, peço-te, que é o que vos disse Samuel?

16 Respondeu Saul a seu tio: Informou-nos de que as jumentas foram encontradas. Porém, com respeito ao reino, de que Samuel falara, não lho declarou. 

Com a surpresa do povo ao ver Saul entre os profetas, um homem indaga de quem era o pai de Saul. Podem ser devido que os pais dos profetas não são pessoas renomadas e importantes em Israel. Diferente dos Sacerdotes, um profeta não era escolhido por sua hereditariedade por ser da família dos sacerdotes e levitas. Mas era escolhido pelo chamado de Deus.

Seu tio percebendo a diferença de Saul pergunta aonde foi. Mas ele disse que foram buscar as jumentas de seu pai e não encontrando-as foi ao profeta Samuel. Com certeza devia ter notado algo diferente em Saul, pois pergunta para saber o que Samuel lhe disse. Mas saul somente responde o necessário para que não se alastre para o povo que ele tinha sido ungido rei de Israel.

Saul escolhido rei (1 Samuel 10.17-27 )

17 Convocou Samuel o povo ao Senhor, em Mispa,

Mispa foi o local onde o povo israelita se reuniu para consagração espiritual para batalhar e vencer os filisteus.

18 e disse aos filhos de Israel: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Fiz subir a Israel da terra do Egito e livrei-vos das mãos dos egípcios e das mãos de todos os reinos que vos oprimiam.

19 Mas vós rejeitastes, hoje, a vosso Deus, que vos livrou de todos os males e trabalhos, e lhe dissestes: Não! Mas constitui um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e pelos vossos grupos de milhares.

O povo pediu a Samuel um rei como as nações pagãs tinham. Isso não agradou ao Senhor. Pois ele era o rei de Israel. Samuel relembra os livramentos que Deus tinha realizado para com seu povo no Egito e os libertou dos reinos que os oprimiam.

Samuel alerta as tribos sobre a sua atitude de rejeição contra o Senhor (1 Samuel 8:7).

20 Tendo Samuel feito chegar todas as tribos, foi indicada por sorte a de Benjamim.    

21 Tendo feito chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, foi indicada a família de Matri; e dela foi indicado Saul, filho de Quis. Mas, quando o procuraram, não podia ser encontrado.

A convocação das tribos e tendo eles chegado perto de Samuel foi jogado sorte para escolher de qual tribo sairiam o rei. E a tribo de benjamim foi confirmada pela vontade de Deus.

22 Então, tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem viera ali. Respondeu o Senhor: Está ai escondido entre a bagagem.

23 Correram e o tomaram dali. Estando ele no meio do povo, era o mais alto e sobressaía de todo o povo do ombro para cima.

Não se sabe motivo ao certo, mas Saul ficou escondido. Podia ser a sua modéstia ou receio de assumir a sua posição de líder de israel. Mas o jovem Saul se destacava dos demais por sua formosura.

24 Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, todo o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei!

Agora Samuel publicamente anuncia o novo rei escolhido pelo Senhor. E o povo alegremente.

Em outras versões aparece a palavra, elegido pelo Senhor. O povo pediu um rei. Mas o Senhor escolheu Saul, por sua vontade permissiva.

25 Declarou Samuel ao povo o direito do reino, escreveu-o num livro e o pôs perante o Senhor. Então, despediu todo o povo, cada um para sua casa.

Samuel relata o direito do reino e as leis e ordenanças do Senhor para que o rei e povo cumprisse a vontade de Deus.

26 Também Saul se foi para sua casa, a Gibeá; e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara.

Saul retorna para sua casa em Gibeá. Já agora não só ele e moço como antes, mas com a dignidade de um rei escoltado por sua tropa de guerreiros.

27 Mas os filhos de Belial disseram: Como poderá este homem salvar-nos? E o desprezaram e não lhe trouxeram presentes. Porém Saul se fez de surdo.

Tem sempre aqueles agem com desprezo quando você é chamado e abençoado pelo o Senhor. Não se sinta só. Saul já ungido rei também foi desprezado por pessoas de malditos pensamentos a ponto de não reconhecê-lo como rei e duvidar da sua capacidade de lidera a Israel. Mas o senhor era com ele.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. muito inteligente essa performance de escrita ,gostei muito dessa ideia de simplicar esses verciculos para os leitores ,sabias ideias .

plugins premium WordPress