Ageu 1 estudo: A reconstrução do templo e da adoração ao Senhor

Contexto do livro do profeta Ageu é a sua aclamação para que os Israelitas voltassem a construir o templo de adoração ao Senhor. Era o período pós exílio, o povo Judeu retornou a terra prometida após o decreto de rei Ciro no ano 538 a.C.

Ageu leva o povo a observar onde realmente estavam seu coração e suas prioridades. Eles haviam perdido a paixão e entusiasmo  pela adoração ao Deus de Israel. O profeta Ageu encorajou a Zorobabel a recomeçar a reconstrução do templo de Jerusalém. O objetivo era cumprir o propósito de Deus que eles tinham no passado com vigor espiritual. Pois o Senhor era com eles.

Ageu 1 estudo: Esboço

  • Ageu 1:1-11 – Ageu exorta o povo a reedificar o templo
  • Ageu 1:12-15 – O povo atende ao Senhor

Ageu exorta o povo a reedificar o templo (Ageu 1:1-11)

1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:

Comentário: Pouco se sabe do profeta Ageu. O seu nome significa festejo, sentido adequado, dado pela dedicação do profeta na restauração da adoração no templo.

Zorobabel era governador de Jerusalém e fez parte dos primeiros grupos de príncipes a retornar do exílio babilônico.

2 Assim fala o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada.

Comentário: O povo tinha perdido a chama da adoração. Estavam perdido no tempo e sem entusiasmo. Eles achavam que a reconstrução da casa do Senhor no retorno não era importante.

3 Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
4 Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?

Comentário: O Profeta transmite a palavra do Senhor e faz o povo refletir quais eram as suas reais prioridades. Estavam preocupados com a construção das suas belas casas. E casa de adoração ao verdadeiro Deus deixara de lado em ruínas.

5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado.

Comentário: Em algumas versões da bíblia diz: “aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.”

O povo é chamado a refletir sobre o seu passado, de onde eles caíram quando deixaram de adorar sinceramente ao Senhor. E a analisar como viviam (presente) depois da sua volta do exílio. Como eram seus hábitos e suas atividades e repensar seu modo de viver, se era coerente com o propósito de Deus para nação de Israel.

6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.

Comentário: Deus pede que o povo pare para refletir e faça uma avaliação de como estava vivendo. Plantavam muito, mas eram pouco produtivos. Comiam e bebiam mas não se fartavam (satisfeito). Vestiam-se bem, mas não se sentiam aquecidos. Os que recebiam salário logo já não via mais para sua subsistência, não sabiam p onde o dinheiro iam.

Algo lhes faltavam e as coisas materiais, e humanas não eram suficientes para lhes preencher o vazio que sentiam e trazer felicidade e contentamento.

Veja também:

 

7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado.
8 Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o Senhor.

Comentário: O povo é instruído a subi no monte e trazer madeira para reconstrução do templo. Ele dá as condições para a sua obra. Deus se alegra quando há verdadeira adoração do povo na sua casa.

9 Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? — diz o Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.

Comentário: O povo estava preocupado com o seu próprio conforto. A sua atenção era sua própria casa. Eles ignoravam a parte mais importante das suas vidas: A espiritual.

Jesus, mais tarde vai alertar para o que mais importa para viver uma vida de fé: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:33)

10 Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.
11 Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.

Comentário: Deus chama o seu povo para o concerto (aliança) realizado com ele lá no passado. E as consequências: Benção ou maldição (Deuteronômio 28). O orvalho é era um modo poético de se expressar sobre uma chuva torrencial de benção da parte de Deus para o seu povo.

O povo atende ao Senhor (Ageu 1:12-15)

12 Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o Senhor, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do Senhor.

Comentário: A liderança e o povo entendeu o chamamento do Senhor. E cai sobre eles o temor do Senhor e como a suas vidas necessitavam de mudança para continuar com o propósito para que Deus os tinha chamado.

13 Então, Ageu, o enviado do Senhor, falou ao povo, segundo a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.

Comentário: Como foi no passado (Êxodo 3:12), agora também repete o Senhor sua constância e mensagem de encorajamento e amor ao seu povo. “Eu sou convosco”.
E no Messias esperado (Isaías 7:14) foi confirmado a promessa, Deus conosco.

14 O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus,

15 ao vigésimo quarto dia do sexto mês.

Comentário: Todos os dias somos despertados na palavra de Deus a permanecermos fieis a chamamento da obra de Cristo. E a liderança e restante do povo naquele tempo também não foi diferente. O Espirito Santo trabalha conosco na reconstrução de um templo restaurado pelo sacrifício de Jesus na cruz para glória de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A paz do senhor Jesus
    Tremendo os estudos aqi .deus o abençoe e continue te direcionando
    Na sua Santa Palavra.

  2. A paz do SENHOR professor isaias que Deus abençoe sua vida grandemente e continue
    Lhe dando sabedoria a cerca da palavra gostei muito desse blog!!

  3. Amado Irmão em Cristo Jesus, que a bendita paz e graça do amado nosso Deus preencha toda a sua vida e seus a fazeres. Lhe agradeço pela forma límpida dismistificou os versículos em causa, que Deus esteja sempre contigo nesta obra.

    Graça e paz.

  4. A santa PAZ de DEUS meu Irmão que lindo esse trabalho do irmão levando a palavra de Deus para as ovelhas do senhor. Sou cooperador de jovens e menores, Deus abençoe grandemente.

  5. Graça e paz. Muito bom que Deus continue abençoando vocês para continuarem edificando as nossas vidas!

plugins premium WordPress