A segunda carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo dar graças a Deus pelo comportamento fiel em situações de lutas e dificuldades que eles estavam passando. O exemplo dos tessalonicenses era um estimulo para as igrejas.
Paulo descreve de forma veemente sobre o castigo Deus para aqueles que não conhecem a Cristo e sua segunda vinda. E como Deus glorificará os seus santos que creram e permanecem firmes na missão do evangelho de Jesus Cristo.
O apóstolo ora a Deus para que ele cumpra o seu bom proposito na vida dos tessalonicenses de forma gloriosa. E nome de Jesus seja glorificado em suas vidas.
2 Tessalonicense 1 estudo: Esboço
- Prefácio e Saudação (2 Tessalonicenses 1:1-2)
- Ação de graças (2 Tessalonicense 1:3-12)
2 Tessalonicense 1:1-2 – Prefácio e Saudação
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo,
Comentário: Paulo, Silvano e Timóteo também foram autores de 1 Tessalonicenses. Silvano é nome de Silas em latino. Ele estava com Paulo desde a segunda viagem missionária do apóstolo. Silas (Silvano) foi junto com Paulo fundadores da igreja em Tessalônica (Atos 17:1-4).
2 graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Comentário: Essa é a saudação que sempre o apóstolo Paulo dirige as igrejas e aos lideres. A graça é o favor imerecido que os cristãos recebem através de Jesus Cristo. A paz é a reconciliação do homem com Deus. E os Tessalonicenses reconheciam a graça e paz de Deus acima de todas as adversidades que eles estavam passando.
2 Tessalonicense 1:3-12 – Ação de graças
3 Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,
Comentário: Paulo louva a Deus pela vida dos tessalonicenses, pois mesmo diante de perseguições a fé deles se fortalecia mais e mais. E a comunhão de amor era intima e sincera entre os irmãos.
4 a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,
Comentário: É durante as perseguições que nossa fé é provada. E os irmão tessalonicenses durante a prova da sua fé ela se revelava e crescia a ponto de Paulo testemunha-los como exemplo de constância nas outras igrejas que ele passava.
5 sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo;
6 se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam
Comentário: O justo juízo de Deus é sobre os que perseguem os justos de Deus. Pois dignos são os justos do reino de Deus.
7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder,
8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,
Comentário: A vitória do crente é no grande dia do Senhor. Jesus manifestará a sua gloria e os que creram e obedeceram ao seu chamado ira encontrar com ele nos ares. E para aqueles que não crerem e fizeram pouco caso com o sacrifício de Cristo sofreram a segunda morte eternamente.
10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).
11 Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé,
12 a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Comentário: Todos que creem em Jesus e vivem nos princípios bíblicos serão glorificados no grande dia da vinda de Cristo. E o apóstolo Paulo orava sempre pelos tessalonicenses para que ele persistem e glorifiquem a Deus até a sua vinda.
Fonte: Bíblia Sagrada
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Sobre o Autor
0 Comentários