Salmo 1 estudo: Os Justos e os ímpios

O salmo 1 revela o contraste entre a atitude do justo e a atitude do ímpio. Ou seja, o salmista apresenta a diferença entre a pessoa que teme a Deus. Isto é, obedece a sua palavra e a pessoa que não obedece os princípios  de Deus.

O justo ama e medita diariamente na lei do Senhor.

Enquanto que o ímpio despreza os conselhos de Deus. Ele não tem prazer na lei do Senhor e por isso, prefere o caminho da cobiça, maledicência, adultério, furto, mentira, das obras da carne.

O justo investe tempo e recursos para viver os frutos do Espirito Santo.

O salmo mostra dois caminhos. O caminho de benção derramado sobre os justos que meditam na palavra do Senhor.  O outro caminho é de juízo sobre os ímpios que andam escarnecendo, em rebeldia e transgressão a palavra do Deus.

Salmo 1 – esboço

  • Salmo 1:1 – Feliz o homem que teme ao Senhor
  • Salmo 1:2-3 – O prazer do Justo é com a lei de Deus
  • Salmo 1:4-5 – A reprovação e o destino dos ímpios
  • Salmo 1:6 – O caminho do justo e a ruína dos ímpios

Feliz o homem que teme ao Senhor (Salmo 1:1)

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

O salmista fala que bem-aventurado é homem vive longe das atitudes dos ímpios e pecadores. O bem aventurado segundo a bíblia é a pessoa que desfruta da maravilhosa graça de Deus. Ele possui plena alegria e satisfação nas coisas do Senhor.

Por isso, não anda nos conselhos dos ímpios. Estes são deliberadamente perversos e envolvidos com o mal. Porém, o justo não vive nos conselhos dos ímpios, pois é guiado pela vontade de Deus.

O justo não se detém no caminho dos pecadores. Estas pessoas costumeiramente preferem viver no pecado e não se importam com a lei de Deus.

O justo não se assenta na roda dos escarnecedores. Eles debocham e ridicularizam das coisas de Deus.

Em paralelo com esse versículo mostra os verbos de envolvimento cada vez maior com a perversidade: andar, deter e assentar. E a progressividade das ações dos que não obedecem à palavra de Deus: ímpios, pecadores e escarnecedores.

O prazer do Justo é com a lei de Deus (Salmo 1:2-3)

2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
O justo de tem prazer nas coisas de Deus.

A lei do Senhor que o salmista faz referencia era o Pentateuco, os primeiros cincos livros do antigo testamento.

A lei do Senhor apontava o caminho de Comunhão para com ele (salmos 19:7-11).

A palavra meditar no hebraico significa “dizer em voz baixa”. Interpretando falar consigo mesmo. Meditar diariamente na bíblia é ler com atenção, pensar, refletir e contextualizar com outros versículos. É concentrar nas escrituras.

 

3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

O justo é comparado a uma árvore viçosa perto de correntes de águas. É aproveitável e valioso para Deus (Jeremias 17:11). Ele é agradável a Deus. É uma arvore frutífera para Deus (salmos 92:12-15).
O justo será bem sucedido pois é útil e dedicado ao reino do Senhor. Por que está firmado na verdadeira rocha e esperança.

A reprovação e o destino dos ímpios (Salmo 1:4-5)

4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
A palha para nada serve, a não ser para ser queimada no fogo (Mateus 3:12). No Juízo, o ímpio não conseguirá mais subsistir. É disperso pelo vento, vive em delitos, pecados e sem direção.

Jamais poderão permanecer na congregação dos justos sendo separado o joio e o trigo, os grãos da palha e os justos para sempre com Cristo reinarão.

O caminho do Justo e a ruína dos ímpios (Salmo 1:6)

6 Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

A bíblia relata dois caminhos (provérbios 2:8; 4:19). Somente um leva a Deus. Já o outro é caminho de perdição.

Jesus é o único caminho que conduz o justo a Deus (João 14:6).

O verbo conhecer tem um sentido de intimidade e pessoal (Jó 42:5). Deus tem intimidade com aquele que o busca com inteireza de coração.

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei muito deste estudo. Gostaria de levar à igreja, no culto. Não sou pastor, estou buscando, para aprender a pregar a palavra.

  2. A Paz do Senhor! Gostei ! Quero aprender mas é colocar em prática, e em conhecimento da palavra de Deus.

  3. Muito bom irmão… o capítulo muito bem explicado, de forma simples mais que da pra entender bem direitinho 👏👏👏eu gostei ✔💓

  4. Palavras de reflexão abençoada, continue nos orientando com a palavra de Deus que é o único caminho.

  5. Glória a Deus,palavra edificante,Deus continue através do Espírito Santo usando é capacitando o irmão.
    Em nome de Jesus Cristo.
    Amém!!!!!!

  6. Ótimo pastor sou grato a Deus porque nestes dias de incertezas ainda temos homens comprometidos com a palavra de Deus .

  7. Este estudo é muito edificante e de ótima compreensão, pois mostra a palavra de Deus de uma clara e objetiva.

  8. Parabéns pelo seu trabalho! Estou aprendendo muito com esses resumos. Que Deus continue te iluminando para outras vidas sejam iluminadas.

  9. Olá, eu estou amando ler e interagir com a sua pagina, coisa que não costumo fazer ; mas quando si trata de um asunto Bíblico, mim desperta logo interesses.

plugins premium WordPress