Em Tito 2, Paulo dá continuidade das instruções realizadas no capítulo 1 de Tito. O apóstolo explica ao jovem líder Tito como lidar com a congregação e como dever ser o comportamento e o ensino dos irmãos.
O que Tito deve ensinar
Paulo diz a Tito que ele não deveria arriscar-se em novos ensinos. O apóstolo aconselha a Tito para apegar-se a verdadeira sã doutrina.
O ensino de Tito deve ser ministrado para todas as faixas etárias na igreja. Jovens e anciãos instrui-los com base fundamentada nas escrituras.
Tito deve ser um exemplo em tudo
Tito antes de ministrar deveria ser exemplo de comportamento em boas obras e no ensino. A linguagem da liderança não deve ser obscena e pejorativa. Pelo contrário o seu ensino deve ser com amor, seriedade e dedicação na obra de Cristo.
O objetivo dos lideres em dirigir a congregação é conduzir as pessoas para bom exemplo de testemunho de Jesus Cristo. Nesse período existiam escravos debaixo de julgo, até eles eram instruídos a ser um exemplo de Cristo diante dos seus senhores.
A graça de Deus e a esperança em Jesus Cristo
A recomendação do apóstolo Paulo a Tito é que o corpo de Cristo seja edificado para glória e louvor a Deus. A atitude do cristão é a manifestação da graça de Deus, pois dela provem o desejo e cumprimento de Deus de salvar o mundo. Graça salvadora em Jesus nos conduz a renuncia do pecado.
Como remido pelo sangue de Jesus, aguardamos ansiosamente a manifestação da vinda de Cristo. O sacrifício de Jesus nos comprou com seu sangue para dedicarmos as boas obras a Deus.
Tito 2 estudo: Esboço
- Os deveres das várias classes de pessoas crentes
- Os gloriosos benefícios da graça salvadora de Cristo
Os deveres das várias classes de pessoas crentes (Tito 2:1-10)
1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Comentário: Sã significa saudável. A sã doutrina é a raiz que produz bons frutos (boas ações) como a fé, a paciência, o amor e boa comunicação.
2 Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância.
Comentário: Os irmãos maduros mais experientes deveriam ser exemplos para todos, inclusive para os mais novos. O seu comportamento é avaliados não somente pela idade e conhecimento, mas principalmente pela aplicação da verdade a sua vida e saber distinguir o bem do mal (Hebreus 5:13-14).
3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,
Comentário: Também as mulheres idosas não deviam ser fofoqueiras, dada a calunia e a bebedeira. Mas sim, bom exemplo para ensinar as moças mais jovens.
4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,
Comentário: As mulheres mais experientes devia ajudar as recém casadas na edificação de seu lar. Ensinar o compromisso da esposa com o bem estar do seu marido e seus filhos.
5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
Comentário: A responsabilidade da mulher com zelo pelo lar (1 Timóteo :2-16, Provérbios 31). A autoridade é do seu esposo não do homem em geral. As mulheres mais experientes deveriam ensinar as mais jovens a glorificar a Deus pelos seus atos, se dedicar no reino de Deus e na edificação e fortalecimento da família.
6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.
Comentário: Aos homens mais jovens deveria seguir o exemplo dos mais maduros e em todas as coisas sejam sensatos e cautelosos.
7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,
8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.
Comentário: A Tito Paulo, resume dizendo que sua vida é um exemplo essencial no seu ensino. As suas ações devem ser condizente com as suas palavras.
9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões,
10 não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.
Comentário: Era comum na época do império romano existência de pessoas escravas. Muitos escravos faziam parte da igreja. O escravo Cristão as suas boas obras atraia os seus senhores. Viver a verdade que ele prega é um bom testemunho para os descrentes que temos que lidar diariamente.
Os gloriosos benefícios da graça salvadora de Cristo (Tito 2:11-15)
11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
Comentário: Jesus veio a primeira vez com graça para salvar o pecador. E virá em glória pela segunda vez para reinar eternamente.
12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
Comentário: Viver baseado na sã doutrina é viver para adorar e engrandecer a Deus esperando a manifestação da glória do Senhor.
14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
Comentário: Jesus se entregou na cruz para nos redimir e possamos viver em novidade de vida. Pelo sangue de Jesus somos purificados do pecado. E viver justa e piedosamente nesse tempo para adorar a Deus.
15 Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
Comentário: Paulo veementemente pede para Tito exorte e repreenda os falsos mestres.
Fonte: Bíblia Sagrada
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Sobre o Autor
2 Comentários
Esforcemos nos, como cristãos a vivermos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.
A paz do senhor jesus gostei muito do estudo e aprendi pois nao tinha entendido agora fico claro sobre tito 2.2 obrigado.