Sofonias 1 estudo: O dia da ira do Senhor contra Judá e Jerusalém

O capítulo de Sofonias 1, o profeta anuncia a grande destruição de Judá. O povo do Senhor se perdeu em idolatrias e como consequência veio à ira de Deus. Ele exige adoração exclusiva do seu povo.

O profeta Sofonias abre a boca falando da parte do Senhor o dia do seu julgamento que já estava à porta de Jerusalém.

Deus rejeita qualquer tipo de idolatria: Imagens de esculturas, divindades, entidades, misticismos e cultos a outros deuses. Em nossa vida a adoração ao Senhor é exclusiva, pura e fiel.

 

Sofonias 1 estudo: Esboço bíblico

  •  Ameaças contra Judá e Jerusalém (Sofonias 1-1-6)

  • O dia da ira do Senhor (Sofonias 1:7-18)

Ameaças contra Judá e Jerusalém – Sofonias 1-1-6

1 Palavra do Senhor que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.

Comentário: Deus levantou vários profetas para transmitir sua palavra. O profeta no antigo testamento não falava dele mesmo, mas sim usado pelo Espirito Santo de Deus (2 Pedro 2:20-21).

O significado do nome de Sofonias era “escondido do Senhor”. Ele era da parentela do rei Josias, descendentes do rei Ezequias.

2 De fato, consumirei todas as coisas sobre a face da terra, diz o Senhor.

3 Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e as ofensas com os perversos; e exterminarei os homens de sobre a face da terra, diz o Senhor.

Comentário: A mensagem de Sofonias fala sobre o juízo de Deus em geral (Gênesis 6-8). Uma parte sobre a nação de Judá,o reino do sul. E a outra sobre o juízo final de Deus sobre a terra (humanidade – Apocalipse 19).

A nação de Judá se prostrava em idolatria, se esquecendo da aliança feita com o Senhor. O único Deus verdadeiro, não deuses que não podia lhes salvar.

“Diz o Senhor”. O profeta anuncia a origem das suas palavras.

4 Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém; exterminarei deste lugar o resto de Baal, o nome dos ministrantes dos ídolos e seus sacerdotes;

5 os que sobre os eirados adoram o exército do céu e os que adoram ao Senhor e juram por ele e também por Milcom;
6 os que deixam de seguir ao Senhor e os que não buscam o Senhor, nem perguntam por ele.

Comentário: Era eminente o juízo de Deus sobre Judá e sua capital Jerusalém. Mergulhada em idolatria, fizeram como Israel e Samaria seguindo a Baal que os levou a destruição no ano de 722 a.C. E da mesma forma a Judá e a Jerusalém no ano de 586 a.C.

Adoravam Milcom uma divindade dos amonitas e que sacrificavam crianças a este ídolos. Judá deu as costa para Deus que sempre com eles andavam e guiavam suas vidas.

O dia da ira do Senhor – Sofonias 1:7-18

7 Cala-te diante do Senhor Deus, porque o Dia do Senhor está perto, pois o Senhor preparou o sacrifício e santificou os seus convidados.

Comentário: A chamada profética é para o silencio diante do Senhor. É ele que controla as nações e sua iminente palavra se cumprirá.

O dia do Senhor seria de acontecimentos que Judá jamais se esqueceria. Aqueles que oferecia sacrifícios ao Senhor, mas pela desobediência se tornaram o próprio sacrifício de Deus.

 
8 No dia do sacrifício do Senhor, hei de castigar os oficiais, e os filhos do rei, e todos os que trajam vestiduras estrangeiras.
9 Castigarei também, naquele dia, todos aqueles que sobem o pedestal dos ídolos e enchem de violência e engano a casa dos seus senhores.

Comentário: Vestiduras estrangeiros deveriam ser atos pecaminosos que os oficias se trajavam para sacrifícios de idolatria.

10 Naquele dia, diz o Senhor, far-se-á ouvir um grito desde a Porta do Peixe, e um uivo desde a Cidade Baixa, e grande lamento desde os outeiros.
11 Uivai vós, moradores de Mactés, porque todo o povo de Canaã está arruinado, todos os que pesam prata são destruídos.

Comentário: Deus revela seu dia (Juízo) para Benção ou maldição.

O profeta Sofonias demostra sua familiaridade com cidade de Jerusalém. Ele fala de praças, portas, distritos e partes da cidade. Mactés era um distrito comercial de Jerusalém. E todos esses lugares seriam atingidos pela ira do Senhor.

12 Naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que estão apegados à borra do vinho e dizem no seu coração: O Senhor não faz bem, nem faz mal.
13 Por isso, serão saqueados os seus bens e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas, plantarão vinhas, porém não lhes beberão o vinho.

Comentário: O povo de Judá já estava complacente com o erro e a idolatria, achando que Deus não faria bem nem mal. O seus corações estavam cauterizados com a perversidade.

14 Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do Senhor é amargo, e nele clama até o homem poderoso.
15 Aquele dia é dia de indignação, dia de angústia e dia de alvoroço e desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas,

16 dia de trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas.

Comentário: A extensão do juízo de Deus sobre Judá é iminente e o profeta Sofonias lembra-lhes que este dia esta perto. Dia de desolação da Jerusalém.

17 Trarei angústia sobre os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o sangue deles se derramará como pó, e a sua carne será atirada como esterco.
18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida, porque, certamente, fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra.

Comentário: Nada pode escapar aos olhos do Senhor. Justiça e vingança sobre os atos pecaminosos de Judá não serão mais encobertos e como cegos ficaram com a repentina ação de Deus sem conseguir achar caminhos e tropeçando sem encontrar.

Fonte: Sofonias 1:1-18

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


plugins premium WordPress