O capitulo de Habacuque 3 é uma forma de salmo. É um chamado profético que Habacuque conclama os justos a fortalecerem sua esperança no Senhor.
Ele trás à memória sobre a meditação dos atos passados do Senhor. Ora para crise que seu povo vivia e alegra sobre a libertação vindoura.
Habacuque 3 que estudaremos está dividido em duas partes. A primeira parte, o profeta ora pela intervenção do Senhor (HB 3:1-15). E na segunda parte, ora sobre o triunfo da fé e da esperança no Senhor (HB 3:16-19).
O começo do livro de Habacuque 1, o profeta não compreender por que Deus permite certas coisas na vida de Israel. E no capitulo 2, O senhor responde ao profeta e consola a sua alma.
Com o livro de Habacuque tiramos preciosas lições para nossa vida sobre o poderoso agir Deus. E como ele, devemos orar com sentimento de louvor, adoração e gratidão pelo Senhor por tudo que tem feito em nossas vidas.
Habacuque 3 estudo: Esboço Bíblico
- Habacuque 3:1-19 – A oração de Habacuque
A oração de Habacuque (Habacuque 3:1-19)
1 Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.
Comentário: Nessa oração o profeta Habacuque declara que conhecia a história dos atos no passado do Senhor para com Israel. Tinha ouvido os feitos poderosos do Senhor no saída do Egito, travessia do mar vermelho e a conquista da terra prometida.
Habacuque se sente alarmado com a grandeza do Senhor e se enchia de reverencia. Ele pede que o Senhor se envolvesse misericordiosamente com seu povo no decorre dos anos.
3 Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e a terra se enche do seu louvor.
Comentário: Temã é uma referência à presença de Deus no monte Sinai.
4 O seu resplendor é como a luz, raios brilham da sua mão; e ali está velado o seu poder.
Comentário: O profeta faz uma comparação da grandeza do Senhor. A sua manifestão é como é como a luz e raio. Revela a sua força e seu poder.
5 Adiante dele vai a peste, e a pestilência segue os seus passos.
Comentário: Peste e Pestilência são pragas personificadas de Juízo conforme Deuteronômio 28:21-122.
6 Ele para e faz tremer a terra; olha e sacode as nações. Esmigalham-se os montes primitivos; os outeiros eternos se abatem. Os caminhos de Deus são eternos.
Comentário: O profeta fala de tremores na natureza, que os montes se abatem diante do Senhor. A criação está sobre seu controle.
7 Vejo as tendas de Cusã em aflição; os acampamentos da terra de Midiã tremem.
Comentário: Cusã e Midiã são tribos e representam nações que tremiam diante do Senhor.
8 Acaso, é contra os rios, Senhor, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira ou contra o mar, o teu furor, já que andas montado nos teus cavalos, nos teus carros de vitória?
9 Tiras a descoberto o teu arco, e farta está a tua aljava de flechas. Tu fendes a terra com rios.
10 Os montes te veem e se contorcem; passam torrentes de água; as profundezas do mar fazem ouvir a sua voz e levantam bem alto as suas mãos.
Comentário: As aguas dois rios e mares estão sob o controle do Senhor. Ele dividiu o mar vermelho e rio Jordão para que seu povo atravessasse ilesos.
A revelação do Senhor tinha o objetivo trazer libertação para Isarel.
11 O sol e a lua param nas suas moradas, ao resplandecer a luz das tuas flechas sibilantes, ao fulgor do relâmpago da tua lança.
12 Na tua indignação, marchas pela terra, na tua ira, calcas aos pés as nações.
Comentário: O profeta conta os feitos do Senhor. O sol e a lua pararam com na batalha de Gibeão (Juizes 10:12-13).
O senhor é semelhante a um guerreiro armado com arcos, flechas e lanças (Êxodo 15:3, Salmos 18:24 e 77:17).
13 Tu sais para salvamento do teu povo, para salvar o teu ungido; feres o telhado da casa do perverso e lhe descobres de todo o fundamento.
14 Traspassas a cabeça dos guerreiros do inimigo com as suas próprias lanças, os quais, como tempestade, avançam para me destruir; regozijam-se, como se estivessem para devorar o pobre às ocultas.
15 Marchas com os teus cavalos pelo mar, pela massa de grandes águas.
Comentário: A vingança do Senhor contra as nações era o consolo do povo de Isarel. As ações do Senhor levariam salvação para seu povo.
A nação de Israel estava ungida pelo Senhor (Êxodo 19:6 e Salmos 114:2).
16 Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete.
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
18 todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.
Comentário: Nessa parte o profeta enche o seu coração esperança. Ele tem a sensação de admiração pelo Senhor e reconhece a sua própria fragilidade.
Habacuque estimula os justos a não temerem nas adversidades. E com brados de alegria, pois Deus é nossa salvação.
19 O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.
Comentário: Jeová é seu nome e a nossa fortaleza. Adonai o nosso Senhor. Com a corça que conhecem o solo onde pisam, assim sentia o profeta Habacuque sua confiança no Senhor. Esse é o seu louvor de adoração ao Senhor.
Biblia Sagrada-Habacuque 3:1-19
Sobre o Autor
5 Comentários
Gloriaaaaa a Deussss
Amem meu irmão! Obgd por compartilhar conosco a sabedoria e o entendimento que lhe foi dado. Esse estudo me ajudou e ajudara e muito. Aprender,saber mais e mais da palavra do senhor nunca é demais.
Que o senhor continue abençoando sua vida e que vc continue sendo ai canal de bênçãos para muitas vidas.
Gostaria que o senhor me ajudasse a estudar e enteder as santas escrituras!
Muito obrigado pelo esborso, feliz em aprender um pouco. Que Deus continue abençoando sua vida.
Deus o abençoe mais e mais