Naum 2 estudo:O cerco e a tomada de Nínive

Naum 2 (capítulo 2) é o anuncio do doloroso juízo de Deus contra a cidade de Nínive. Seus pecados, idolatria, injustiça e impiedades chegar aos olhos do Senhor. A nação Assíria seu julgamento estava perto.

O entendimento do texto de Naum 2, fica para nossas vidas é a importância do temor de Deus constantemente diante de nós. Embora, o amor de Deus (sua graça) seja abundante, mas se não praticarmos a sua justiça e os princípios de Jesus, o Juízo de Deus sobre nós um dia virá.

O importante que eu seu coração esteja o desejo sincero de agradar ao Senhor e viver por fé e não por vista.

A cidade de Nínive ficou desolada, pois o juízo de Deus chegou sobre eles.

 

Naum 2 estudo: Esboço

  • Naum 2:1-13 – O cerco e a tomada de Nínive

 

O cerco e a tomada de Nínive (Naum 2:1-13)

1 O destruidor sobe contra ti, ó Nínive! Guarda a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reúne todas as tuas forças!

Comentário: O povo de Nínive se vangloriava das suas próprias forças. Eles achavam que poderia se livrar da ira do Senhor. E o profeta ironiza contra eles dizendo: “Guarda a fortaleza”.

2 (Porque o Senhor restaura a glória de Jacó, como a glória de Israel; porque saqueadores os saquearam e destruíram os seus sarmentos.)

Comentário: Deus restaura o seu povo e destrói os seus inimigos. A ruína de Israel é momentânea e não dura para sempre.

3 Os escudos dos seus heróis são vermelhos, os homens valentes vestem escarlata, cintila o aço dos carros no dia do seu aparelhamento, e vibram as lanças.

4 Os carros passam furiosamente pelas ruas e se cruzam velozes pelas praças; parecem tochas, correm como relâmpago.

Comentário: Tudo que Nínive praticava contra eles retornaria. Nínive seria banhada com seu próprio sangue vexatório. Todo seu poderio militar não os poderia salvar.

5 Os nobres são chamados, mas tropeçam em seu caminho; apressam-se para chegar ao muro e já encontram o testudo inimigo armado.

Comentário: A surpresa do ataque dos seus inimigos os deixarão perdidos dentro de sua próprio caminho.

 

6 As comportas dos rios se abrem, e o palácio é destruído.

Comentário: É provável que Nínive foi invadida por meio de seus canais inundados. Artefatos arqueológicos deixa pistas de inundação e destruição em cumprimento da palavra de Deus.

7 Está decretado: a cidade-rainha está despida e levada em cativeiro, as suas servas gemem como pombas e batem no peito.
8 Nínive, desde que existe, tem sido como um açude de águas; mas, agora, fogem. Parai! Parai! Clama-se; mas ninguém se volta.

Comentário: Agora a cidade que fazia refém de outras cidades esta sitiada e seu povo levado cativo. Grita, chora! Mas, ninguém pode os ouvir.

9 Saqueai a prata, saqueai o ouro, porque não se acabam os tesouros; há abastança de todo objeto desejável.
10 Ah! Vacuidade, desolação, ruína! O coração se derrete, os joelhos tremem, em todos os lombos há angústia, e o rosto de todos eles empalidece.

Comentário: A Assíria os acata como havia saqueado outras cidades, como Samaria e cidades de Israel. Agora Nínive são os seus despojos. Saquearam a cidade e toda a sua riqueza. É o cumprimento da palavra do Senhor contra Nínive.

11 Onde está, agora, o covil dos leões e o lugar do pasto dos leõezinhos, onde passeavam o leão, a leoa e o filhote do leão, sem que ninguém os espantasse?

12 O leão arrebatava o bastante para os seus filhotes, estrangulava a presa para as suas leoas, e enchia de vítimas as suas cavernas, e os seus covis, de rapina.
Comentário: Nínive era a cidade dos leões (2:13). Agora com sua cidade derrotada, ninguém mais poderia temê-los.

13 Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos; queimarei na fumaça os teus carros, a espada devorará os teus leõezinhos, arrancarei da terra a tua presa, e já não se ouvirá a voz dos teus embaixadores.

Comentário: Os babilônicos conquistaram a cidade de Nínive. Eles foram apenas instrumento de Deus para cumprimento da sua palavra. O senhor dos exércitos era o principal inimigo de Nínive.

Fonte: Biblia Sagrada

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

 

Leia também:

Naum 1 estudo: a profecia do Senhor contra Nínive

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress