Tito 1 estudo: O chamado do líder aprovado

A carta do apóstolo Paulo a Tito é para dar e ele instruções especificas acerca da organização da igreja de Cristo. Tito tinha o desafio de lidar com mestres insubordinados que estavam no meio da igreja.

Tito era para o apóstolo Paulo como um filho querido. Paulo via a fé e o conhecimento  produzidos pelo novo nascimento de Tito. Isto era superior,  a tudo que é natural, pois é fundamentado nos princípios de Jesus.

Instrução sobre os lideres da igreja

O bom testemunho de um vocacionado ao ministério deve ser confirmado pelo seu exemplo de vida. Paulo indica as características para que Tito observe antes de nomear os lideres da igreja.

Pessoas gananciosas, beberrões, caloteiras, arrogantes  e mulherengos não podem dirigir a igreja de Cristo.

Instrução para permanecer na palavra de Deus

Tito tinha o desafio de lidar com mestres insubordinados que poderia levar a congregação a ruína. Muitos com falsos ensinamentos, os da circuncisão, indo de casa em casa com pregação gananciosa e que poderia levar famílias inteiras por caminhos contra a verdade de Cristo.

Paulo dá instrução Tito a permanecer na palavra de Deus. E exorta e repreender essas pessoas para que eles parem de falar ensinos perversos no meio do povo de Deus.

O modo de pensar dos puros e impuros

Paulo esclarece a Tito os diferentes tipos de pessoas: os puros e os impuros. Os puros tem a mente de cristo (2 Corintios 2:16). Pois estão cheios do Espirito Santo que o levam a pensar nas coisas lá de cima (Filipenses 4:8)

Mas os impuros estão com a mente corrompida, vivendo nos seus delitos e pecados. Não conseguem discernir a graça e a justiça de Deus.

Tito 1 estudo: Esboço

  • Prefácio e Saudação (Tito 1:1-4)
  • Deveres e qualificações dos ministros (Tito 1:5-9)
  • Os falsos mestres e as falsas doutrinas (Tito 1:10-16)

Tito 1: 1-4 – Prefácio e Saudação

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,

Comentário:  Paulo como sempre se identifica e se coloca como servo de Deus e chamado para o apostolado em Jesus Cristo. A sua missão é divulgar a fé para aqueles que foram chamados por Deus e o conhecimento da verdade através de um viver piedoso que exalte a Deus.

2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos

Comentário: Temos a certeza esperança na vida eterna, pois ela é a verdade de Deus prometida a todos aquele que creem no sacrifício de Jesus para salvação de homem, pecador.

3 e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador,

Comentário: pregação significa no grego, Uma mensagem proclamada por um arauto público. O apóstolo Paula dá ênfase na mensagem e não no mensageiro. Pois a mensagem é de daquele morreu e ressuscitou e esta a destra de Deus intercedendo por nós, Jesus Cristo. É a palavra que santifica e edifica para glória de Deus.

Jesus é o centro da mensagem e não pregador.  E a Paulo lhe foi confiada por Deus a palavra dele de salvação.

4 a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Comentário: Tito era para Paulo como um filho, gerado na fé.

Paulo, como é de costume em suas cartas pastorais, faz a sua saudação de sempre: graça e paz da parte de Deus e de cristo Jesus, nosso Senhor.

Tito 1:5-9 – Deveres e qualificações dos ministros

5 Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

Comentário: As igrejas em Creta ainda faltava os ajustes que o apostolo Paulo não pode implementa-las devido a falta de tempo. Por isso deixou Tito e lhe deu instruções para organizar a igreja. Três coisas que Tito precisava colocar em ordem: organizar as igrejas com os lideres certos, combater os falsos mestres que estavam contaminando a igreja com perversos ensinos e o ensinar a verdadeira doutrina para uma vida de piedade pratica.

 

6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.

Comentário: Paulo indica para Tito as características do presbítero que ele deveria escolher para dirigir a igreja. Que esse líder tenha conduta correta para que ninguém possa o acusar. E que tenha sua família em ordem.

7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;

Comentário: O bispo não deve ter esses vícios: arrogante, ira facilmente, beberrão, violento, torpe ganância.

8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,

Comentário: As virtudes do bispo para assumir a igreja: Hospitaleiro, manifesta o bem, sobriedade, pratica a justiça, piedoso e tenha domínio próprio.

9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

Comentário: O bom ministro de Cristo deve ensinar fielmente a verdade do evangelho. Dedicado ao conhecimento da palavra para exortar como ensinar com profundidade os que se levantam para contradizer o ensino bíblico.

Tito 1:10-16 – Os falsos mestres e as falsas doutrinas

10 Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.

11 É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.

Comentário: Lideres da circuncisão, Judeus cristãos, estavam na igreja de Creta exigindo que os cristãos gentios obedecessem às leis judaicas (Gálatas 3).

12 Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.

Comentário: O povo em Creta tinham fama de mentirosos. E quem disse isso sobre os Cretenses foi o poeta cretense Epimênides por volta do ano 600 a.C. Mas o Senhor vela pela tua palavra que é viva e eficaz. E nela a igreja dever permanecer e ir contra os falsos líderes e ensinos mentirosos.

13 Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé

Comentário: Tito deveria repreender os lideres que estavam contaminando a igreja de Cristo. E Escolher líderes aprovados para repreender os falsos mestres e também os que queria impor aos irmãos gentios o comportamento do judaísmo. A repreensão deve ser enérgica e severa para os falsos mestres para que eles parem de ensinar e fazer o povo se desviar do verdadeiro evangelho de Cristo.

14 e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade.

Comentário: A palavra fábulas é diferente (contrapõe) a doutrina cristã (1 Timóteo 4:6-7). Essas fábulas judaicas deveriam ser figuras do antigo testamento de livros apócrifos (não bíblicos) que perduram até os dias de hoje. Homens que se desviaram da sã doutrina para praticar ensinos que contrariava e minava a fé do povo de Deus.

15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Comentário: Já dizia Jesus: O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai do coração e da mente, isso sim contamina o ser humano (Mateus 15:11).

16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.

Comentário:  Confissão de fé e boas obras devem andar juntas. A confissão não deve aniquilar as obras praticas de uma fé verdadeira.

Fonte: Bíblia Sagrada

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. PARABÉNS PELA INICIATIVA, SOU CATÓLICO, E BUSQUEI UM ARTIGO SOBRE A CARTA DE SÃO PAULO A TITO, GOSTEI MUITO. OBRIGADO!

plugins premium WordPress