Obadias 1 estudo: O Julgamento de Edom

O livro do profeta Obadias mostra a indignação Deus contra o reino de Edom, pela crueldade feita a Judá e Jerusalém. Os edomitas são os descendentes de Esaú.  Ele era o irmão gêmeo de Jacó. Mesmo após a reconciliação dos filhos de Jacó, os  descendentes de Esaú  viviam em guerra contra os filhos de Jacó.

As profecias de Obadias mostra o cuidado de Deus com Israel, o seu povo escolhido. E para todos aqueles que reconhecem o Senhorio e a salvação em Jesus Cristo.

Obadias 1 estudo: Esboço

· Os pecados e o castigo de Edom (Obadias 1:1-14)

· A restauração e felicidade de  Israel (Obadias 1:15-21)

Obadias 1:1-14 – Os pecados e o castigo de Edom

1 Visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido as novas do Senhor, e às nações foi enviado um mensageiro que disse: Levantai-vos, e levantemo-nos contra Edom, para a guerra.

Comentário: Obadias teve uma visão, ou seja, uma revelação do Senhor. O significado do nome Obadias é servo do Senhor.  A profecia é dirigida a nação de Edom, descendentes de Esaú, irmão de Jacó.

2 Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado.

Comentário: O Edomitas eram orgulhos, mas o Senhor iram fazer deles uma pequena e desprezível na nação.

3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?

Comentário: A nação de Edom se achavam seguros devido às altas montanhas (acima de 1800 metros) que sua terra possuía. Enquanto que Jerusalém ficava a 700 metros do nível do mar. Eles tinham ficado soberbos devido a sua condição territorial. Mas seu comportamento não agradava a Deus e por isso os levaria a ruína.

4 Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor.

Comentário: O senhor atentou para altivez de Edom como eles zombavam do sofrimento de Judá.

5 Se viessem a ti ladrões ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam só o que lhes bastasse? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam pelo menos alguns cachos?
6 Como foram rebuscados os bens de Esaú! Como foram esquadrinhados os seus tesouros escondidos!

Comentário: A nação de Edom seria saqueada por outras nações.

7 Todos os teus aliados te levaram para fora dos teus limites; os que gozam da tua paz te enganaram, prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão puseram armadilhas para teus pés; não há em Edom entendimento.

Comentário: Todos aquele que eram aliados da nação edomita se levantariam contra eles e os destruiria.

8 Não acontecerá, naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento do monte de Esaú?
Comentário: Os Edomitas se consideravam muitos sábios (Jeremias 49:7).

9 Os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que, do monte de Esaú, seja cada um exterminado pela matança.
Comentário: Temâ era um dos filhos de Eliafaz, descendente de Esaú (Gênesis 36:9-11). É possível que Temã era uma poderosa cidade dos edomitas.

10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre.

Comentário: Esaú e Jacó são irmãos gêmeos filhos de Isaque e Rebeca (Gênesis 25:24-26). Houve entre eles um desentendimento por questão de premogenitura. Depois eles se reconciliarão, mas os filhos de Esaú continuaram a rivalizar violentamente com os filhos de Jacó.

11 No dia em que, estando tu presente, estranhos lhe levaram os bens, e estrangeiros lhe entraram pelas portas e deitaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles.
Comentário: Os edomitas se juntaram com outras nações (babilônia) para saquear e destruir Jerusalém. E Deus os alerta sobre seus atos contra Judá.

12 Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia;

Comentário: Enquanto Judá estava sendo atacada e destruída, os edomitas que eram seus irmãos não os ajudaram. Pelo contrário, aproveitaram para saquear seus bens e entregar Jerusalém e ainda mais se alegrar com a derrota dos seus vizinhos.

13 não devias ter entrado pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; tu não devias ter olhado com prazer para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem ter lançado mão nos seus bens, no dia da sua calamidade;

Comentário: O dia da “calamidade” é o dia do juízo de Deus contra Judá, realizado pelo rei babilônico Nabucodonosor. E com isso Edom zombava de Judá achando que com eles jamais nada aconteceria.

 

14 não devias ter parado nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem ter entregado os que lhe restassem, no dia da angústia.

Comentário: Os edomitas foram covardes entregando os israelitas para os babilônicos. Era um momento triste e difícil na história de Israel. E os Edomitas não se compadeceram dos seus irmãos.

Obadias 1:15-21 – A restauração e felicidade de Israel

15 Porque o Dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.
Comentário: O termo “o dia do Senhor”. Aqui tem o significado da ação de Deus contra as nações que subjugaram Israel.

16 Porque, como bebestes no meu santo monte, assim beberão, de contínuo, todas as nações; beberão, sorverão e serão como se nunca tivessem sido.
17 Mas, no monte Sião, haverá livramento; o monte será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.

Comentário: O senhor via Jerusalém como seu monte santo. E Deus livraria o seu povo como promessa da aliança realizada com Israel.

18 A casa de Jacó será fogo, e a casa de José, chama, e a casa de Esaú, restolho; aqueles incendiarão a este e o consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o Senhor o falou.

Comentário: Casa de Jacó e casa de José simbolizada a unificação dos reinos de Israel e Juda que estavam divididos. Deus tinha a intenção de uni-los novamente em só povo.

19 Os de Neguebe possuirão o monte de Esaú, e os da planície, aos filisteus; possuirão também os campos de Efraim e os campos de Samaria; e Benjamim possuirá a Gileade.

Comentário: Deus promete a reunificação e restauração das terras prometidas a Israel.

20 Os cativos do exército dos filhos de Israel possuirão os cananeus até Sarepta, e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do Sul.

Comentário: A restauração de Judá aqui pronunciada seria completa. O senhor estava no controle de tudo e de todos. Ele permitiu o cativeiro de Judá e também a libertação e a reconstrução de Israel.

21 Salvadores hão de subir ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

Comentário: A salvação vem dos judeus (João 4:22). O povo seria liberto do cativeiro e retornaria para sua terra e dominaria sobre os Edomitas. Edom era cheio de orgulho e arrogância mas, o Senhor reina. Ele restaura o caído (Judá) e humilha os altivos (Edom).

Aqueles que se humilham aos pés do Senhor serão exaltados no dia do juízo de Deus e achará graça e misericórdia parte do Senhor. Mas os arrogantes e transgressores que acham que não precisa de Deus naquele dia serão humilhados.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Sobre o Autor

Isaias Gomes
Isaias Gomes

Cristão e um apaixonado e estudioso das Sagradas escrituras. Formado em Teologia livre pelo Instituto mundo bíblico. Também, sou graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Congrego na Igreja Batista de Custodópolis na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Criei esse blog para compartilhar meus artigos (escrita) e estudos bíblicos de forma simples, fácil e objetiva sobre a palavra de Deus que edificam a minha vida e que possa edificar a sua vida também para glória de Deus.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


plugins premium WordPress