Como experimentar o cuidado de Deus?
O cuidado de Deus na vida dos profetas, apóstolos e na vida de qualquer pessoa começa pela fé naquilo que Ele já fez, faz hoje e irá fazer sempre. Cuidar daqueles que entregue a sua vida em adoração ao Deus que tudo pode fazer.
Continue lendo e conheça como cuidado de Deus esteve presente do passado e como hoje ele cuida de cada um de nós.
Os profetas também experimentaram o cuidado de Deus
O cuidado de Deus sobre a vida dos seus profetas é exemplo de fé para os que o seguem.
O senhor tirou o profeta Jonas no ventre de um grande peixe. Após obedecer ao mandamento de Deus recebeu o refrigério da sobra de uma planta sobre a sua cabeça (Jonas 2 e 4:6).
Com o profeta Elias mandou corvos o alimentar. E riacho secando falou para que procurasse a viúva de Sarepta que também o alimentaria. E o cuidado de Deus foi sobre a casa daquela mulher multiplicando farinha e o azeite para fazer pão para ela, seu filho e Elias.
Usou o profeta Elias para ressuscitar seu filho (1 Reis 17).
Não posso deixar de citar, o livramento que deste a Daniel na cova dos leões. E também aos seus amigos Hananias (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abednego) da fornalha de fogo ardente os fazendo sair totalmente ilesos. Lembrando que esses três não eram profeta, mas grandes homens de Deus com uma grande fé.
O cuidado de Deus com os escravos
Havia um homem chamado Mordecai que foi transportado de Jerusalém como escravo pelo rei Nabucodonosor para a Babilônia na época do exilio do povo de Judá. Ele criara Ester sua prima, a qual não tinha pai e nem mãe.
Talvez você não saiba, mas nessa noite pode ter pessoas perdendo o sono para você receber um livramento. E assim foi com Mordecai quando rei Assuero passou a noite sem dormir por sua causa. Não foi obra do acaso que fosse lido ao rei no livro das Crônicas que dizia que Mordecai havia salvo a vida a sua vida avisando que o vinho estava envenenado (Ester 6:1-3).
O rei mandou que Mordecai (ou Mardoqueu) fosse honrado pelo que havia feito. Porém quem teve que fazê-lo foi o seu maior inimigo que o odiava, chamado Hamã. Este mesmo que tinha armado a morte de Mordecai e perseguição ao seu povo.
Seus inimigos serão aniquilados, mas antes verão a sua vitória, seja para ver a transformação ou para a destruição como aconteceu com Hamã.
Hamã preparou uma forca para matar Mordecai, mas foi ele mesmo que foi enforcado na forca que ele mesmo criou(Ester 5:14 e 7:10).
O cuidado de Deus com você
O cuidado de Deus está presente a todo momento na sua vida. Muitas vezes você não ver o mal, ou perigo, mas Deus tudo sabe e tudo vê. Ele move os céus e terra a seu favor.
Sabe aquela situação de livramento daquele ônibus que não parou quando você deu sinal? Glorifique a Deus pois pode ser um livramento de um acidente ou assalto.
Quantas Vezes ouvimos falar de pessoas que atrasaram e perderam um determinado voo. E em seguida acontece um acidente com aquela aeronave. Não sabemos o motivo, Mas Deus sabe de todas as coisas.
No livro de Mateus, Jesus orienta para que não ficarmos ansiosos por coisa alguma na vida, pois ele tem cuidado de nós. Ele cuida daquilo que vemos e do que não vemos.
Jesus nos orienta para viver o dia de hoje que se chama presente priorizando o reino de Deus e a sua justiça. O passado não há como mudar, mas o dia de hoje pode ser especial. Pois ele te vez um ser especial para glória e louvor dele.
Temos dificuldades em se deixar cuidar
Diante do mundo em que vivemos com tantas informações e a correria do dia a dia tendemos a abraçar tudo para nós mesmos e achar que somos independentes de Cristo. Evitamos aquele cuidado especial de Deus e o descanso que só há nele.
Queremos tudo para ontem e com isso não descansamos em Deus. Pois ele conhece nos desde o ventre de nossa mãe e cuida de nós da melhor maneira possível.
Durante esse processo chamado vida lutamos e relutamos nos ocupando com inúmeras coisas para mostrar para Deus como somos dedicados no que fazemos.
As conquistas na vida são importantes, mas Deus mostra que a ansiedade nos leva a fazer coisas que o Senhor não nos pede. E com isso também não permitimos ver a bondade de Deus sobre cada um de nós.
Quando desfruto do cuidado do Senhor muito mais posso descansar da paz e fidelidade do Senhor sobre todos os meus planos da minha vida. Pois o seu amor é sobrenatural.
Por que o medo de se deixar cuidar por Deus?
Deus é um bom pai e ele não nos abandona. Ao contrário, estar no nosso lado em cada fase da vida.
E por que ainda resistimos ao cuidado de Deus?
A resposta que acredito ser e ainda assim sem fundamento. É que acabamos comparando Deus a nós mesmo, as pessoas do cotidiano e aquelas que falharam conosco.
Deus não é homem para que minta. A natureza dele não é fraca e nem falha. Ele é em tudo perfeito (Números 23:19).
E outro fator que não nos deixa desfrutar do cuidado de Deus são as preocupações, ansiedades e o imediatismo que nesse mundo agitado nos deixam mais impacientes.
Mas como o apóstolo Pedro diz: Lance sobre ele toda vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós (1 Pedro 5:7).
A garantia do nosso descanso
Nosso real descanso não está nos homens, nos bens materiais, bons salários ou a força do nosso braço. Muito menos nos dias de lazer, férias e final de semana.
Mas sim nossa confiança está em Deus. Em quem ele é e seu caráter assegurado em sua palavra. A garantia legitima podemos nele confiar (Salmos 37:3-7).
Devemos ter em mente que Deus zela no cumprimento da sua palavra. Ele prometeu cuidar de nós e nos aperfeiçoar para a sua obra (Filipenses 1:6).
Sobre o Autor
0 Comentários