O livro de Filemom é uma intercessão do apóstolo Paulo pela vida de Onésimo, um escravo fugitivo, ao seu Senhor chamado de Filemom.
Paulo tinha ganhado os dois para Cristo. E com isso apelava para que Filemom recebesse Onésimo não como escravo em rebeldia, mas como irmão convertido a Cristo Jesus.
Filemom era um bom e participativo cristão. Grande parte da igreja reunia em sua casa e ele demonstrava benevolência com os irmãos.
O apóstolo Paulo ora para que o relacionamento fraterno entre eles fosse restabelecido e para isso intercede no amor de Cristo para resolver essa complicada relação.
Filemom estudo: Esboço
- Filemom 1:1-3 – Prefácio e Saudação
- Filemom 1:4-7 – Ação de graças
- Filemom 1:8-20 – Paulo intercede em favor de Onésimo
- Filemom 1:21-25 – Saudações e benção
Prefácio e Saudação (Filemom 1:1-3)
1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador,
Comentário: Paulo era um prisioneiro em Roma, pois assim ele se apresenta deste modo na carta várias vezes (9,10,13 e 23). Era um prisioneiro pela causa de Cristo. E dessa prisão ele escreve ao amado Filemom.
Junto com o apóstolo estava o jovem Timóteo.
Paulo chama Filemom de amado e colaborador. O que se sabe de Filemom se encontra nessa pequena carta. O que parece que ele trabalhava ativamente na obra de Cristo e também era dono do escravo Onésimo. .
2 e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,
Comentário: Não se sabe ao certo quem era essas pessoas: Áfia e Arquipo. É provável que a irmã Áfia seja esposa de Filemom e Arquipo seu filho ou um presbítero da igreja de Colossenses (Cl 4:17).
Paulo chama Aquipo e Filemos companheiros de lutas. Isso prova que Filemom era atuante na obra de Deus. Pois até a igreja se reunia em sua casa. Ou seja, Filemom abriu as portas da sua casa para pregação do evangelho de Cristo.
3 graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Comentário: Era a saudação que sempre o apóstolo saudava aos irmão em suas cartas. Graça em grego é charis. E paz em hebraico é Shalom. A combinação perfeita de pai e seu filho reconciliando nós pela graça e paz com Deus.
Ação de graças (Filemom 1:4-7)
4 Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações,
5 estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,
Comentário: A vida de Filemom fazia partes das constantes orações de Paulo a Deus. Ele também ouvia o bom testemunho sobre Filemom através da sua dedicação, o amor e fé para com a obra de Cristo e com seus irmãos.
6 para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.
7 Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.
Comentário: O apóstolo Paulo ora para que a fé de Filemom seja cada vez mais eficiente em compartilhar o conhecimento da salvação de Cristo. E por isso Paulo sentia alegria, mesmo preso, pela vida e comportamento espiritual do amado Filemom.
Paulo intercede em favor de Onésimo (Filemom 1:8-20)
8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém,
9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus;
Comentário: Mesmo com a sua autoridade apostólica, Paulo pede a Filemom no amor que ambos compartilham, em Jesus Cristo, para que Onésimo seja recebido com irmão em Cristo.
Paulo já ancião e preso pela causa de Jesus, mas não se cansava para ver a unidade da fé entre os irmãos, independe da sua posição social.
10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.
Comentário: Paulo diz em outros momentos da relação de pai e os convertidos como filhos. Gerados através da pregação do evangelho.
11 Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.
Comentário: Paulo mostra a Filemom a nova criatura que agora é Onésimo após conversão, pela graça de Deus.
12 Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração.
Comentário: Paulo envia de volta Onésimo e pede para que Filemom o receba com o parte do seu coração.
13 Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho;
Comentário: Onésimo ajudava Paulo na labuta do evangelho, assim como Filemom também fazia.
14 nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.
Comentário: Paulo deixa Filemom a vontade sobre a volta ou não de Onésimo. Gostaria que a atitude dele fosse não por obrigação, mas de sua própria vontade.
15 Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre,
Comentário: Paulo entende que o afastamento de Onésimo era da vontade de Deus. Pois através dessa fuga aconteceu a sua conversão e como Deus o usava no ministério de Paulo para pregação do evangelho em momento difícil do apóstolo. E que agora poderiam estar para sempre servindo a Deus, o Senhor dos senhores.
16 não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor.
Comentário: Filemom devia reconhecer agora o novo Onésimo, não como escravo, mas como irmão em Cristo Jesus. Posição muito mais sublime que ambos agora desfrutam pela graça de Deus. Onésimo agora não somente é útil humanamente, mas também na obra do Senhor.
17 Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo.
18 E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.
Comentário: Paulo apela para amizade e companheirismo que ambos tinha. E a volta de Onésimo era como se Filemom recebesse o aposto de volta a sua casa. Onésimo poderia ter dado algum prejuízo a ele, mas essa divida colocasse na conta de Paulo. Reconsiderando como Jesus pagou a nossa conta.
19 Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei — para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo.
Comentário: Paulo confirma que esta carta é escrita por ele mesmo. E como atestado que o pagará pelo prejuízo que Onésimo o causou. Para que Filemom não o quisesse receber (cancelasse) devido a divida espiritual que ele também tem com o apóstolo.
20 Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo.
Comentário: Filemom recebesse Onésimo não como escravo fugitivo, mas como irmão em Jesus Cristo. Para Paulo essa era a sua alegria e também o beneficio para ele no evangelho de Deus.
Comunicações pessoais: Saudações e benção (Filemom 1:21-25)
21 Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo.
Comentário: Paulo espera a consideração de Filemom pelas tuas palavras. Ele acredita que Filemom fará muito mais por Onésimo em Cristo Jesus.
22 E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído.
Comentário: Já em momento de despedida, mas logo querendo vê-lo. Pede a Filemom preparar hospedagem e orações para que logo seja solto para estar juntos com eles novamente. A hospitalidade Cristã é uma virtude (Romanos 12:13, 1 Timóteo 3:2).
23 Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus,
Comentário: Epafras provavelmente pelo tempo que ele passava com Paulo parece que também estava preso com apóstolo.
24 Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
Comentário: Marcos, o João marcos, tinham se desentendido e separado na primeira viagem missionária (Atos 13:13, 15:36-41), mas agora estava de novo com Paulo e o apostolo entende a importância de Marcos para o evangelho (2 Timóteo 4:11).
Aristarco foi convertido em Tessalônica e acompanhou Paula na terceira viagem missionária (Atos 20:4) e também em Roma (Atos 27:2, Colossenses 4:10).
Demas aqui ainda companheiro de Paulo, depois deixou de seguir a Cristo (2 Timóteo 4:10).
Lucas, o medico amado de muitas viagens e perseguições pela causa do evangelho. Sempre ao lado do apostolo Paulo em todos os momentos (2 Timóteo 4:11).
Todos eles mandam lembranças para Filemom.
25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Comentário: Paulo como sempre termina com a aquilo que Deus fez por nós sem merecermos, a graça em Cristo Jesus. E que Filemom aceite Onésimo debaixo dessa saudação.
Fonte: Bíblia Sagrada
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Sobre o Autor
0 Comentários